Há colaboração ativa com organizações da sociedade civil, desenvolvendo projetos de regularização fundiária, acesso a recursos naturais e justiça ambiental.

Implantação de tecnologias sociais comunidades rurais: ações de monitoramento participativo, melhorias na qualidade ambiental e voltados a garantir a segurança hídrica, alimentar e energética pautados em tecnologias sociais. Dentre eles destacam-se o aplicativo de monitoramento e a produção e instalação de biodigestor. Projetos desenvolvidos em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Forquilha e em um assentamento federal em Quixeramobim, garantindo redução de custos com gás de cozinha, promovendo sustentabilidade energética, melhoria da qualidade hídrica superficial e redução do desmatamento e erosão.

São estabelecidas parcerias com diversas organizações da sociedade civil, tais como Cáritas Brasileira; Instituto Terramar; Rede Tucum; Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e das marisqueiras; Associação Comunitária de Prainha do Canto Verde; Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Forquilha; diversos projetos de assentamento.

Mediante os aspectos explicitados evidencia-se que a atuação do PPGGeo/UFC se materializa na prática, gerando impactos reais na formulação de políticas públicas, no fortalecimento de comunidades tradicionais e na aplicação da ciência para a redução das desigualdades sociais e ambientais. O programa se consolida como referência na interface entre conhecimento acadêmico e transformação social, provando a força da ciência geográfica na construção de sociedades mais justas, sustentáveis e democráticas.