Criado em 1963, o curso de Geografia da UFC se  configura com a missão de formar professores e pesquisadores qualificados, contribuindo com a capacitação de técnicos para órgãos de planejamento do Estado do Ceará, como SUDEC, AUMEF, CODEF, ETENE-BNB e DNOCS. Pautado nesta premissa inicial ousamos implantar, a partir de 1987 dois cursos de especialização, a funcionarem até 1994 e focar em duas temáticas estratégicas: "Nordeste: Questão Regional e Ambiental" e "Análise Geoambiental e Avaliação de Recursos Naturais". Esses cursos atraíram profissionais de diversas áreas e regiões, possibilitando ampliação de nossa área de formação de quadros, tanto além do nível de formação como da origem dos egressos, a atuarem em universidades e instituições públicas e privadas em todo o país, ampliando o entendimento sobre as dinâmicas territoriais e ambientais do Brasil Setentrional (maco região Norte-Nordeste).

 

Estas primeiras incursões nos deram fôlego, já em 1995, para adentrar no domínio da formação strictus sensu, diante de demanda por qualificação na área ambiental, aprovando programa de mestrado regional a envolver os cursos de geografia, biologia e economia agrícola da UFC: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, voltado à formação de mestres com visão interdisciplinar e foco em desenvolvimento sustentável.

 

O adentrar no domínio da pós-graduação strictu sensu, indica-se primeiros elementos de inserção internacional, a resultar na consolidação de convênios com instituições como o Institut Français d’Urbanisme (IFU), Université de Paris IV, ALFA, WAVES e outras, bem como reforço de nosso nível de colaboração junto à sociedade civil, em diversas frentes, como apoio à Arquidiocese de Fortaleza na delimitação de terras indígenas, elaboração de propostas de políticas públicas e organização de cursos e diagnósticos socioambientais em parceria com ONGs e movimentos sociais.

 

O corpo docente do Departamento é formado por pesquisadores com titulação em instituições de excelência no Brasil (USP, UFPE, UNESP, UFC) e no exterior (Paris IV-Sorbonne, IFU-Paris VIII, Barcelona, Sevilha, entre outras), o que garante constante atualização e diversidade teórica. As atividades de extensão são desenvolvidas em oito laboratórios especializados: Cartografia; Planejamento Urbano e Regional; Estudos Rurais; Geografia e Ensino; Pedologia; Geomorfologia Ambiental, Costeira e Continental; Fotogeografia; e Climatologia e Recursos Hídricos. Esses laboratórios contam com apoio de bolsas do CNPq, CAPES, FUNCAP e PET-CAPES.

 

Em termos ilustrativos, convém destacar reconhecimento da atuação do Departamento é evidenciado pela realização de eventos científicos de destaque, como o 3º Encontro Nacional de Geógrafos (1978), o 4º Simpósio Nacional de Geografia Urbana (1995), o Seminário França-Brasil (1997), o Simpósio Internacional "Les fronts d'urbanization" (1998) e o VI Congresso de Ecologia do Brasil (2003).

Consoante citado nível de refinamento, o adentrar no domínio da Pós-Graduação em Geografia se efetiva no adentrar dos 40 anos de história, com oferecimento do curso de Mestrado em Geografia no ano de 2024. O Mestrado foi aprovado pela CAPES em 2003, com início em 2004 e nota 4 na primeira avaliação (2004-2006). O Doutorado foi aprovado em 2008 e iniciou suas atividades em 2009, atingindo em 2017 status de excelência (nota 6)

dentre os cursos do gênero do país.

 

Pós-Graduação em Geografia – UFC

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como objetivo formar profissionais qualificados para atuar no ensino e na pesquisa em Geografia, com ênfase nas temáticas ambientais e territoriais no Brasil Setentrional e a atender às demandas de instituições públicas e privadas, bem como de assessoramento à sociedade civil e participação ativa em movimentos sociais e iniciativas comunitárias.

 

Configura assim quadro no qual o corpo docente do Programa possui destacada produção científica a justificar colaboração com instituições nacionais e internacionais, bem como uma forte inserção social, a refletir no reconhecimento institucional dos docentes. Professores do Departamento foram agraciados com honrarias como a Medalha Ambientalista Chico Mendes, títulos de cidadania e de professor emérito, e indicações a entidades como o Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, a Sociedade Cearense de Geografia e História e a Academia Cearense de Ciências.

 

O Programa participa de importantes redes de pesquisa em escala nacional e de projetos de colaboração DINTER e, no plano internacional, integra convênios com instituições européias, americanas, asiáticas e africanas, a viabilizam missões técnicas, vivências de pós-doutoramento, doutorado sanduíche, orientações em cotutela, bem como formação de mestres e doutores no bojo de convênios com a OEA.

 

A produção científica se destaca pela publicação em periódicos A1 e A2, livros autorais e participação em editorias importantes, como o periódico Mercator, a Coleção Estudos Geográficos (Editora UFC), e, internacionalmente, as séries The Latin Studies Book Series e Springer Brief in Latin American Studies da Springer.

 

O Programa conta atualmente com 21 docentes, sendo 17 permanentes (incluindo 11 bolsistas produtividade do CNPq), 2 colaboradores e 2 visitantes da Texas A&M University. A UFC, por sua vez, figura entre as melhores universidades do Brasil e do mundo, de acordo com rankings nacionais e internacionais. Em 2017, alcançou:

 

. 10ª posição entre instituições brasileiras (Ranking Web e RUF);

. 600ª posição global;

. 30ª posição entre universidades do BRICS;

. 18ª posição na América Latina.

 

O Programa se configura hoje como referência nacional e internacional, articulando ensino, pesquisa e extensão com forte compromisso social e inovação acadêmica.