O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará teve início com a criação do curso de Mestrado Acadêmico, em 2004, e foi ampliado com a implantação do Doutorado, em 2009. Desde sua criação, o Programa tem contribuído para a formação de mestres e doutores. A ampliação para o doutorado possibilitou, por um lado, a oferta de turmas vinculadas à política de solidariedade macrorregional entre programas, em específico o caso do DINTER com a UERR/UFRR (2015–2018) e com o IFCE (2020–2025); e, por outro lado, de estágios de pós-doutoramento de outras Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, em âmbito nacional. 

No que diz respeito ao propósito do PPGG/UFC (missão), seu futuro almejado (visão) e valores, tem-se: 

  • Missão: qualificar geógrafos para exercício de atividades de pesquisa, extensão e docência na área, com a formação de mestres e doutores, bem como oportunizar aos colegas estágios de pós-doutoramento. 
  • Visão: tornar-se referência nacional e internacional na formação de geógrafos comprometidos com a transformação social, capazes de integrar conhecimentos teóricos e práticos para enfrentar os desafios contemporâneos de forma inovadora e ética. 
  • Valores: Excelência Acadêmica, Sustentabilidade, Inclusão Social, Inovação e Compromisso Ético. 

Nesse contexto, o  PPGG/UFC vem se consolidando como referência no campo da Geografia, contribuindo para o fortalecimento da Pós-graduação na área em escala nacional, com consolidação rápida e evidenciada nos bons resultados obtidos nas avaliações da CAPES. No período de 2006 a 2012, obteve nota 4; entre 2013 e 2016, nota 5; e no intervalo de 2017 a 2024, alcançou nota 6, posicionando-se entre os melhores programas do país. Tal cenário reflete a excelência acadêmica de seu corpo docente e discente e a qualidade de sua produção científica. 

A Pós-Graduação em Geografia da UFC se destaca por desenvolver uma abordagem crítica e multiescalar voltada à compreensão das dinâmicas territoriais brasileiras. A partir do recorte que abrange a Amazônia, o Semiárido nordestino e a Zona Costeira — regiões que integram o chamado “Brasil Setentrional” — o Programa amplia seus horizontes de análise e atuação, fortalecendo redes de pesquisa em escala macrorregional e internacional. 

Com base em uma perspectiva que valoriza a integração entre Litoral e Sertão, o Programa contribui para o entendimento das dinâmicas territoriais em regiões historicamente marcadas por desigualdades, mas também por resistências e inovações. Essa leitura permite vislumbrar o Semiárido nordestino não como uma região periférica, mas como parte ativa de processos globais — sociais, econômicos, culturais e ambientais. 

Trata-se de uma geografia que, embora situada, projeta-se em escalas ampliadas: dos sertões brasileiros aos interiores da América Latina e do mundo, construindo uma agenda científica conectada às transformações contemporâneas e às múltiplas fronteiras territoriais em disputa. 

Corpo docente 

O Programa é composto por 22 professores permanentes e 1 colaboradores, vinculados aos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Ambientais e Oceanografia da UFC. Além disso, o PPGG/UFC conta com 10 bolsistas de produtividade do CNPq dentre os professores permanentes. 

Área de concentração e linhas de pesquisas 

O PPGG/UFC, por meio de suas pesquisas, trabalhos acadêmicos e relatórios/pareceres técnicos, justifica a consolidação de sua Área de Concentração denominada “Dinâmica Ambiental e Territorial”, a qual se estrutura em duas linhas de pesquisa, sendo elas: 

  • Linha 1 - Estudo Socioambiental da Zona Costeira;
  • Linha 2 - Natureza, Campo e Cidade no Semiárido. 

Internacionalização e parcerias estratégicas 

Entre 2021 e 2024, o PPGG/UFC fortaleceu sua visibilidade e consolidou sua política de internacionalização com atuação em diversas escalas. A participação nos editais PRINT/CAPES, CAPES/FUNCAP e FUNCAP Internacionalização possibilitou a mobilização de docentes, discentes e egressos em missões, eventos e publicações, além do fortalecimento bilateral com instituições estrangeiras e o surgimento de novas redes de pesquisas, parcerias acadêmicas e projetos com impacto global.  

Além disso, a consolidação da base local, regional e nacional, especialmente com instituições das regiões Norte e Nordeste, foi importante para sustentar as ações internacionais do Programa. As parcerias com instituições como FUNCEME, URCA, UECE, UFRN e UNICAMP resultaram em projetos com alcance internacional, envolvendo missões científicas na França, Marrocos, Estados Unidos e Argentina.  

O PPGG/UFC também ampliou a presença de docentes e discentes na produção científica internacional, tanto em periódicos quanto em livros e capítulos publicados; além da participação dos docentes em bancas internacionais de mestrado e doutorado e em projetos de pesquisa internacionais.  

Nesse sentido, destacam-se, também, as redes internacionais de pesquisa, nas quais há a presença de todos os docentes do Programa, a exemplo da Household Water Insecurity (Texas A&M University); da Rede de Estudos Ambientais de países de Língua Portuguesa na América Latina, África e Europa; do Observatório da Energia Eólica; da Rede Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-Americanas; dentre outras. Em adição, entre 2021 e 2024, o PPGG/UFC também intensificou sua articulação institucional internacional por meio de convênios e acordos com universidades da Europa, América Latina, África e de países de língua portuguesa.  

Assim, a partir de suas pesquisas, produções acadêmicas e pareceres técnicos, o PPGGeo contribui para o enfrentamento de desafios socioambientais do Brasil contemporâneo. A leitura crítica das transformações territoriais e o compromisso com abordagens integradas e inovadoras reafirmam o papel da Geografia como ciência essencial à construção de sociedades mais justas, sustentáveis e conscientes de sua diversidade.

 

 

rodap site