Programa de Pós-Graduação em Geografia

 

NOVO PROCEDIMENTO PARA AGENDAMENTO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA – MESTRADO E DOUTORADO

 

A Coordenação informa que, conforme a Portaria nº 39/PRPPG/UFC, de 01 de outubro de 2025, passam a vigorar novos procedimentos para a solicitação das bancas de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação/Tese. A partir desta data, o cadastro da banca deverá ser realizado exclusivamente pelo(a) discente diretamente no SIGAA, não sendo mais aceitas solicitações por outros meios.

Procedimentos para o(a) Orientador(a)

O(a) orientador(a) deverá:

  1. Gerar o Relatório de Similaridade no sistema Turnitin, analisando a integridade do resumo e do trabalho do(a) orientando(a).
    – Tutoriais e acesso disponíveis na página Turnitin/PRPPG.
    – O vídeo tutorial é visualizável preferencialmente no navegador Google Chrome.
    – É necessário manter os dados atualizados no SIGAA para garantir acesso ao sistema.

  2. Assinar o Relatório de Similaridade e enviá-lo ao(à) discente.

  3. Emitir e enviar a Declaração de Concordância do(a) Orientador(a) ao(à) discente.  

 

Observação: Caso o acesso do(a) docente ao Turnitin esteja expirado, deverá ser solicitado novo acesso ao Sr. Narcélio Santos, Coordenador de Ensino de Pós-Graduação/PRPPG pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando:

– Nome completo do(a) docente
– Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado(a)

Procedimentos para o(a) Discente (NOVO MÉTODO)

A partir de agora, o agendamento da banca será realizado diretamente no SIGAA, seguindo o caminho:

     Portal Discente > Ensino > Conclusão > Cadastrar Banca

É de responsabilidade do(a) discente:

 

  1. Preencher e assinar a Declaração sobre o Uso de Inteligência Artificial
  2. Cadastrar a banca no SIGAA, conforme o tutorial disponível. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL
  3. Anexar, em um único arquivo PDF (máx. 10 Mb):

             - Relatório de Similaridade (assinado pelo orientador);

             - Declaração sobre o Uso de IA

             - Declaração de Concordância do(a) Orientador(a)

Após o envio, a solicitação será analisada pela Coordenação do Programa, que realizará a homologação.

 

DÚVIDAS E INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas sobre os procedimentos previstos na Portaria nº 39/PRPPG/UFC, contate a secretaria do Programa.Para mais informações acesse o Regimento Interno e a Instrução Nomativa nº 01/2025.