NOVO PROCEDIMENTO PARA AGENDAMENTO DE EXAME DE QUALIFICAÇÃO E DEFESA – MESTRADO E DOUTORADO
A Coordenação informa que, conforme a Portaria nº 39/PRPPG/UFC, de 01 de outubro de 2025, passam a vigorar novos procedimentos para a solicitação das bancas de Exame de Qualificação e Defesa de Dissertação/Tese. A partir desta data, o cadastro da banca deverá ser realizado exclusivamente pelo(a) discente diretamente no SIGAA, não sendo mais aceitas solicitações por outros meios.
Procedimentos para o(a) Orientador(a)
O(a) orientador(a) deverá:
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Gerar o Relatório de Similaridade no sistema Turnitin, analisando a integridade do resumo e do trabalho do(a) orientando(a). 
 – Tutoriais e acesso disponíveis na página Turnitin/PRPPG.
 – O vídeo tutorial é visualizável preferencialmente no navegador Google Chrome.
 – É necessário manter os dados atualizados no SIGAA para garantir acesso ao sistema.
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Assinar o Relatório de Similaridade e enviá-lo ao(à) discente. 
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Emitir e enviar a Declaração de Concordância do(a) Orientador(a) ao(à) discente. 
Observação: Caso o acesso do(a) docente ao Turnitin esteja expirado, deverá ser solicitado novo acesso ao Sr. Narcélio Santos, Coordenador de Ensino de Pós-Graduação/PRPPG pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando:
 – Nome completo do(a) docente
 – Programa de Pós-Graduação ao qual está vinculado(a)
Procedimentos para o(a) Discente (NOVO MÉTODO)
A partir de agora, o agendamento da banca será realizado diretamente no SIGAA, seguindo o caminho:
Portal Discente > Ensino > Conclusão > Cadastrar Banca
É de responsabilidade do(a) discente:
- Preencher e assinar a Declaração sobre o Uso de Inteligência Artificial
- Cadastrar a banca no SIGAA, conforme o tutorial disponível. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL
- Anexar, em um único arquivo PDF (máx. 10 Mb):
- Relatório de Similaridade (assinado pelo orientador);
- Declaração sobre o Uso de IA
- Declaração de Concordância do(a) Orientador(a)
Após o envio, a solicitação será analisada pela Coordenação do Programa, que realizará a homologação.
DÚVIDAS E INFORMAÇÕES
Em caso de dúvidas sobre os procedimentos previstos na Portaria nº 39/PRPPG/UFC, contate a secretaria do Programa.Para mais informações acesse o Regimento Interno e a Instrução Nomativa nº 01/2025.
![[PPGGEOGRAFIA] Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará](https://www.ppggeografia.ufc.br/images/logomarcas/logo_ppggeo_222x90.png) 
											 
										 
										 
											
	