Editais de Seleção 2025 (mestrado e doutorado) publicados
EDITAL 01/2025 DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – SELEÇÃO PARA MESTRADO EM GEOGRAFIA / TURMA 2025.2
Serão ofertadas ATÉ 17 (dezessete) vagas para o Curso de Mestrado, sendo 9 (nove) vagas para Ampla Concorrência e 8 (oito) vagas para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas); 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas indígenas; 2 (duas) vagas para pessoas com deficiência e 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas quilombolas. Período de inscrições: de 07/04/2025 a 22/04/2025.
As inscrições deverão ser feitas on-line, via sistema SIGAA, através do endereço http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba Processos Seletivos - Stricto Sensu).
EDITAL 02/2025 DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – SELEÇÃO PARA DOUTORADO EM GEOGRAFIA / TURMA 2025.2
Serão ofertadas ATÉ 17 (dezessete) vagas para o Curso de Doutorado, sendo 9 (nove) vagas para Ampla Concorrência e 8 (oito) vagas para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas); 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas indígenas; 2 (duas) vagas para pessoas com deficiência e 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas quilombolas.
Período de inscrições: de 07/04/2025 a 22/04/2025. As inscrições deverão ser feitas on-line, via sistema SIGAA, através do endereço http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba Processos Seletivos - Stricto Sensu).
Missão Científica
A Profa. Adryane Gorayeb do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC está em Missão do Brasil a São Tomé e Príncipe, no período de 24 de outubro a 7 de novembro, representando a UFC/ Labomar na Cooperação Técnica Brasil – STP, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A Missão tem como objetivo elaborar um projeto entre LABOMAR, ABC e Ministério da Pesca e Aquicultura do Brasil para ser desenvolvido em São Tomé e Príncipe, com base no diagnóstico e nas necessidades e demandas) que estão sendo produzidas e identificadas durante os trabalhos no país africano. O intuito é que a cooperação técnica compartilhe conhecimento científico e técnico de modo que a gestão local se aproprie e tenha autonomia para criar soluções para os problemas locais. No período de 27 a 30 de outubro foram feitas visitas técnicas em Príncipe, onde foi possível dar volta à ilha com botes e conhecer as praias e realidade das comunidades piscatórias da região autônoma, que é Reserva da Biosfera da UNESCO.
Página 1 de 10