PARCERIA COM UNIVERSIDADES AFRICANAS
A cooperação entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e instituições acadêmicas africanas, especialmente a Universidade de Cabo Verde (UniCV), insere-se em uma lógica diferenciada das parcerias tradicionalmente firmadas com países desenvolvidos. Trata-se de uma iniciativa pautada na solidariedade acadêmica e no compromisso com a formação de recursos humanos qualificados no continente africano. Essa abordagem é coerente com a política de internacionalização adotada pelo governo brasileiro, especialmente no âmbito dos países de língua portuguesa, e foi viabilizada por programas como o Pró-África (CNPq) e o Programa CAPES/AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa).
O envolvimento da UFC com Cabo Verde teve início formal em 2006, com a assinatura de um termo de cooperação técnica e científica entre a universidade e a Fundação Alexandre de Gusmão, voltado à criação do Centro de Estudos Brasil/Cabo Verde. Já em 2007, a Pós-Graduação em Geografia da UFC passou a integrar essa política de aproximação, com a execução do projeto “Análise socioambiental das áreas degradadas de Cabo Verde”, sob a coordenação da professora Vládia Pinto Vidal. Este projeto teve como finalidade promover a cooperação científica e incentivar discentes da UFC a desenvolverem pesquisas voltadas à realidade cabo-verdiana.
A partir de 2013, os Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) formalizaram convênios com a Universidade de Cabo Verde, o que fortaleceu ainda mais os vínculos entre as instituições. A professora Vládia Pinto Vidal teve papel central na consolidação dessa cooperação, realizando diversas atividades acadêmicas e culturais no país africano, incluindo participação na Delegação Cearense da Cultura na Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde (2011) e em comissões de intercâmbio acadêmico.
Em 2014, com o apoio da CAPES/AULP, teve início a implementação de um Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente em parceria entre a UFC e a UniCV. Este mestrado visava oferecer formação interdisciplinar de alto nível em Cabo Verde, por meio da mobilidade de docentes e discentes. Professores da UFC, como Elisa Zanella e Jader Santos, ministraram disciplinas presencialmente em Cabo Verde, além de realizarem atividades de orientação acadêmica tanto localmente quanto na sede da UFC, no Brasil.
As atividades de intercâmbio incluíram bolsas de pós-doutorado para professores, bolsas de graduação sanduíche para estudantes brasileiros e cabo-verdianos, e bolsas de mestrado sanduíche destinadas a alunos de Cabo Verde. Em 2015, os professores Elisa Zanella e Jader Santos realizaram estágios de pós-doutorado na UniCV. Em contrapartida, docentes cabo-verdianos como Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória, José Manuel da Veiga Pereira, José Maria Monteiro Semedo Antônio e Jandir Pina Gomes participaram de missões de pós-doutorado na UFC.
O intercâmbio também envolveu estudantes de pós-graduação e graduação. Destacam-se os estágios de doutorado realizados por Maria Losângela Martins de Sousa (2015) e Luis Ricardo (2016), sob orientação da professora Vládia Oliveira e coorientação da professora Sónia Victória. Estudantes brasileiros como Hudson Silva Rocha e Bruna da Silva Lima realizaram graduação sanduíche em Cabo Verde. Em contrapartida, a UFC recebeu alunos cabo-verdianos, como os graduandos Adilson Pina Gonçalves, Alveno João Brito Dias de Barros e o mestrando Ailton Emílio Lopes Varela. No ano de 2016, destacam-se as missões dos bolsistas Domingos Semedo da Silva e Edson Valdique Monteiro Semedo (graduação sanduíche) e Gilson Semedo (mestrado sanduíche).
O vínculo entre as instituições foi fortalecido ainda mais com a participação da professora Vládia Pinto Vidal no Curso de Doutorado em Gestão e Política Ambiental da UniCV, criado pela Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), que reúne instituições do Brasil, de Cabo Verde, de Portugal e de outros países africanos. Em 2016, a docente ministrou parte da disciplina “Metodologia da Interdisciplinaridade” em parceria com o professor português Luis Oosterbeek e, posteriormente, um módulo sobre desertificação.
Essa experiência consolida-se como exemplo de cooperação internacional voltada à formação solidária, ao intercâmbio de saberes e à valorização de vínculos culturais e científicos entre países lusófonos. Representa também um modelo de inserção internacional da universidade pública brasileira com impacto direto na qualificação acadêmica e na produção de conhecimento em contextos de interesse mútuo.
No atual quadriênio, ampliaram-se as parcerias com instituições africanas, fortalecendo a atuação do PPGGeo/UFC na cooperação Sul-Sul, com destaque para os acordos estabelecidos com universidades de Cabo Verde e do Marrocos.
Em Cabo Verde, as professoras Vládia Vidal e Elisa Zanella mantêm vínculos consolidados com a Universidade de Cabo Verde (UniCV). Em 2023, participaram do Ciclo de Conferências do Centro de Investigação em Desenvolvimento Sustentável (Cidesd/UniCV), ocasião em que ministraram a palestra “As relações cidade-campo: implicações no ordenamento territorial”. Ambas integram, de forma contínua, a Comissão Científica dos Encontros da REALP, realizados bienalmente, nos quais também atuam como palestrantes. Atualmente, desenvolvem pesquisa comparativa sobre a exploração de áreas de praia na Ilha de Santiago (Cabo Verde) e a atividade pesqueira no litoral cearense, em parceria com a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Ressalta-se, ainda, a atuação da Profa. Vládia Vidal como docente no Curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais da UniCV, no período de 2016 a 2021.
No Marrocos, foi implementado um convênio com o Instituto Hassan II, envolvendo o PPGGeo/UFC, o CIRAD (França) e a FUNCEME, possibilitando o desenvolvimento de diversas atividades acadêmicas e científicas. No eixo Brasil–Marrocos, destaca-se a missão científica realizada pelos professores Eustógio Dantas, Alexandre Pereira e Jader Santos, além da participação da doutoranda Letícia Freitas, junto às instituições Instituto Hassan II e Instituto de Méknes. No sentido inverso, destaca-se a missão científica realizada em 2022 por Younnes Nekkar e Nassreddine Maatala (Instituto Hassan II) no Brasil.
Ainda no âmbito desta cooperação, foi promovida uma Escola de Campo, realizada na UFC e no município de Quixadá (CE), com a participação de docentes e discentes do PPGGeo/UFC. A atividade foi desenvolvida em parceria com o CIRAD (França), o Instituto Hassan II, o Instituto de Pesquisa em Saúde, Meio Ambiente e Trabalho da França, o Ministério da Saúde, a FUNCEME e o PPGGeo/UFC, com a atuação dos professores Jader Santos, Younnes Nekkar, Nassreddine Maatala e Julien Burte. Durante a Escola de Campo, estudantes do programa realizaram diagnósticos territoriais baseados em metodologias participativas, consolidando a parceria de mobilidade entre as instituições. Destaca-se, ainda, a orientação em regime de cotutela da doutoranda Bouchra Kouissi, sob a responsabilidade dos professores Jader Santos (UFC) e Nassreddine Maatala (Instituto Hassan II).