Projetos de pesquisa:

Projetos de pesquisa em vigência:

  • Espaços simbólicos do carnaval atlântico: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afr   o-Latino nos Polos de Religiosidade Turística (2023 – atual)
  • Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará Descrição (2023 – atual)
  • Projeções Semióticas da Mestiçagem Afro-Latina: Mapeando o Centenário Carnavalesco de Torres Vedras/Portugal (2023/24) (2023 – atual)
  • Turismo religioso em desafios imagéticos: Reconstruções da experiência festiva e devocional em Geossantuários Nordestinos nos Tempos de (Pós)Pandemia (2021 – atual)
  • REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO-NE (Dinâmicas Híbridas de Devoção e Turismo em Santuários-Terreiros) (2020  - atual)
  • REDE OPPALA - Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas (2017 – atual)
  • Espaço Simbólico do Patrimônio nas Festas-Capitais: Intolerância ou Pluralismo Religioso? (2017 – atual)

Projetos de pesquisa antigos:

  • Espaços simbólicos do carnaval latino: Mapeamento Patrimonial da Teatralidade de Urbes Turísticas (América Latina) (2020 – 2022)
  • Dimensões essenciais da docência em situações de crise (2020 – 2022)
  • Paisagens patrimoniais em teatralidades carnavalescas da América Latina (2017 – 2020)
  • Representações do Patrimônio na Geografia Brasileira - Calendário Cartográfico da Educação Patrimonial (2015 – 2021)
  • Estratégias ibero-atlânticas na irradiação devocional mariana: O Turismo e Patrimônio Religioso em Municípios-Santuários da Fronteira Luso-Espanhola (2014 – 2018)
  • Paisagens patrimoniais em Quatro municipalidades Luso-Brasileiras: Proposta de Inovação à difuisão geográfica (2014 – 2016)
  • Estratégias da irradiação devocional mariana: Formação de Banco de Dados e Imagens na Tipologia de Municípios-Santuário como subsídio à Política de Patrimônio Religioso (2013 – 2016)
  • Turismo e patrimônio geoeducacional: construindo intercâmbios metodológicos a partir do evento traslado de la Virgen Del Rocío para Almonte (Huelva - Espanha) (2012 – 2015)
  • Representações do patrimônio imaterial (festivo e turístico religioso): Conflitos Imagéticos nos estudos populacionais e culturais da Geografia Acadêmica (2012 – 2014)
  • Dimensões Territoriais do Carnaval: Imaginário Turístico e Cartografia da Festa no Ceará (2012 – 2013)
  • Geopatrimônio dos Santuários na Andaluzia (2010 – 2011)
  • Avaliação Geográfico-Pedagógica do Geopark Araripe: Interpretando as Distâncias do Turismo e da Educação Patrimonial na Formação Docente (2009 – 2012)
  • Imagem, Patrimônio e Santuários Cearenses: Avaliando Centros turístico-religiosos nas representações da Geografia Escolar (2009 – 2012) 
  • Religiosidade Turística e Espetáculos de Fé: Estratégias Geoeducacionais do Catolicismo Mariano nos Santuários do Ceará (2008 – 2010) 

Projeto de extensão:

Projetos de extensão em vigência:

Projetos de extensão antigos:

  • A Aprendizagem de Geografia através dos sentidos: construindo recursos didáticos e conhecimentos na prática com alunos deficientes visuais e/ou auditivos (2013 – 2013)
  • A aprendizagem de geografia através dos sentidos: Criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos (2012 – 2015)
  • Turismo Educativo Local: Oficinas de Educação Patrimonial (2012 – 2013)

 

Projeto de extensão

Projetos de extensão antigos:

  • Universidade, Escola Básica e Agroecologia: um diálogo com a juventude (2024 – 2024)
  • Universidade, Escola Básica e Agroecologia: um diálogo com a juventude (2023 – 2023)
  • Universidade, Escola camponesa e convivência com o semiárido: o protagonismo da juventude em tempos de pandemia (2021 – 2021)
  • Universidade, Escola camponesa e convivência com o semiárido (2020 – 2020)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2019 – 2019)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2018 – 2018)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2017 – 2017)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2016 – 2016)
  • Um olhar Geográfico sobre Quixeré (2015 – 2016)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2015 – 2015)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2014 – 2014)
  • XII Curso de Formação para jovens do campo no Ceará: discutindo agroecologia (2013 – 2013)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2013 – 2013)
  • XI Curso de formação para jovens do campo no Ceará: Juventude construindo soberania alimentar e o projeto popular (2012 – 2012)
  • IX Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens dos assentamentos do Ceará - Fase IX (2010 – 2010)
  • VIII Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens dos assentametnos do Ceará - Fase VIII (2009 – 2009)
  • Curso de formação continuada para professores em serviço: A relação sociedade e natureza e o currículo escolar no semiárido (2009 – 2009)
  • VII Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens assentado do Ceará (2008 – 2008)

 

Projetos de pesquisa:

Projetos de pesquisa em vigência:

  • Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará (2023 – atual)
  • Espaços de Cooperação e Desenvolvimento Rural no Brasil e na Espanha (2022 – atual)
  • O conhecimento geográfico em escolas públicas no Ceará: juventude e cidadania territorial (2022 – atual)
  • Arte nas mãos: a Geografia com as mulheres camponesas (2021 – atual)

Projetos de pesquisa antigos:

  • O conhecimento Geográfico em escolas camponesas e a convivência com o semiárido no Ceará: Juventude e cidadania territorial (2021 – 2022)
  • O conhecimento Geográfico em escolas camponesas e a convivência com o semiárido no Ceará: O protagonismo da Juventude (2020 – 2021)
  • Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido: práticas sociais da juventude em tempos de pandemia da Covid 19 (2020 – 2021)
  • Práticas agroecológicas, escolas camponesas e convivência com o semiárido no Ceará - Fase 4 (2019 – 2020)
  • Formação de professores e ensino de Geografia em escolas públicas - Fase 5 (2018 – 2019)
  • Formação de professores e ensino de Geografia em escolas públicas - Fase 4 (2015 – 2018)
  • Práticas agroecológicas, escolas camponesas e convivência com o semiárido no Ceará - Fase 3 (2015 – 2018)
  • Formação de Professores e Ensino de Geografia - Fase 3 (2013 – 2015)
  • Campesinato, Ensino de Geografia e Escolas do Campo (2013 – 2015)
  • Formação de Professor e Ensino de Geografia - Fase 2 (2010 – 2012)
  • A Dimensão Territorial das Festas Populares e do Turismo: estudo comparativo do patrimônio imaterial em Goiás,Ceará e Sergipe (2010 – 2012) 
  • Questão agrária, Formas de Uso da Terra e Cultura Camponesa: O Ensino de Geografia na Pedagogia da Alternância no Ceará (2010 – 2012)
  • Formação de Professor e Ensino de Geografia em Escolas Públicas (2007 – 2009)