Projetos de pesquisa:
Projetos de pesquisa em vigência:
- Espaços simbólicos do carnaval atlântico: Mapeamento Cognitivo do Patrimônio Afr o-Latino nos Polos de Religiosidade Turística (2023 – atual)
- Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará Descrição (2023 – atual)
- Projeções Semióticas da Mestiçagem Afro-Latina: Mapeando o Centenário Carnavalesco de Torres Vedras/Portugal (2023/24) (2023 – atual)
- Turismo religioso em desafios imagéticos: Reconstruções da experiência festiva e devocional em Geossantuários Nordestinos nos Tempos de (Pós)Pandemia (2021 – atual)
- REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO-NE (Dinâmicas Híbridas de Devoção e Turismo em Santuários-Terreiros) (2020 - atual)
- REDE OPPALA - Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes Latino-americanas (2017 – atual)
- Espaço Simbólico do Patrimônio nas Festas-Capitais: Intolerância ou Pluralismo Religioso? (2017 – atual)
Projetos de pesquisa antigos:
- Espaços simbólicos do carnaval latino: Mapeamento Patrimonial da Teatralidade de Urbes Turísticas (América Latina) (2020 – 2022)
- Dimensões essenciais da docência em situações de crise (2020 – 2022)
- Paisagens patrimoniais em teatralidades carnavalescas da América Latina (2017 – 2020)
- Representações do Patrimônio na Geografia Brasileira - Calendário Cartográfico da Educação Patrimonial (2015 – 2021)
- Estratégias ibero-atlânticas na irradiação devocional mariana: O Turismo e Patrimônio Religioso em Municípios-Santuários da Fronteira Luso-Espanhola (2014 – 2018)
- Paisagens patrimoniais em Quatro municipalidades Luso-Brasileiras: Proposta de Inovação à difuisão geográfica (2014 – 2016)
- Estratégias da irradiação devocional mariana: Formação de Banco de Dados e Imagens na Tipologia de Municípios-Santuário como subsídio à Política de Patrimônio Religioso (2013 – 2016)
- Turismo e patrimônio geoeducacional: construindo intercâmbios metodológicos a partir do evento traslado de la Virgen Del Rocío para Almonte (Huelva - Espanha) (2012 – 2015)
- Representações do patrimônio imaterial (festivo e turístico religioso): Conflitos Imagéticos nos estudos populacionais e culturais da Geografia Acadêmica (2012 – 2014)
- Dimensões Territoriais do Carnaval: Imaginário Turístico e Cartografia da Festa no Ceará (2012 – 2013)
- Geopatrimônio dos Santuários na Andaluzia (2010 – 2011)
- Avaliação Geográfico-Pedagógica do Geopark Araripe: Interpretando as Distâncias do Turismo e da Educação Patrimonial na Formação Docente (2009 – 2012)
- Imagem, Patrimônio e Santuários Cearenses: Avaliando Centros turístico-religiosos nas representações da Geografia Escolar (2009 – 2012)
- Religiosidade Turística e Espetáculos de Fé: Estratégias Geoeducacionais do Catolicismo Mariano nos Santuários do Ceará (2008 – 2010)
Projeto de extensão:
Projetos de extensão em vigência:
- CARNAWEB - digitalização das paisagens e símbolos do carnaval 2025 em Fortaleza (2024 – atual)
- Mapeamento cognitivo da arte-patrimônio no turismo geoeducativo (2019 – atual) -
- VI Colóquio do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER) (2016 – atual)
- Bons Jardins de tolerância religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica (2016 – atual)
- A Aprendizagem da Geografia através dos Sentidos: criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos (2014 – atual)
- Turismo educativo local: Oficinas de Mídias Científicas na Educação Patrimonial (2014 – atual)
Projetos de extensão antigos:
- A Aprendizagem de Geografia através dos sentidos: construindo recursos didáticos e conhecimentos na prática com alunos deficientes visuais e/ou auditivos (2013 – 2013)
- A aprendizagem de geografia através dos sentidos: Criando estratégias de cooperação na construção de recursos didáticos cenográficos (2012 – 2015)
- Turismo Educativo Local: Oficinas de Educação Patrimonial (2012 – 2013)
Projeto de extensão:
Projetos de extensão antigos:
- Universidade, Escola Básica e Agroecologia: um diálogo com a juventude (2024 – 2024)
- Universidade, Escola Básica e Agroecologia: um diálogo com a juventude (2023 – 2023)
- Universidade, Escola camponesa e convivência com o semiárido: o protagonismo da juventude em tempos de pandemia (2021 – 2021)
- Universidade, Escola camponesa e convivência com o semiárido (2020 – 2020)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2019 – 2019)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2018 – 2018)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2017 – 2017)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2016 – 2016)
- Um olhar Geográfico sobre Quixeré (2015 – 2016)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2015 – 2015)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2014 – 2014)
- XII Curso de Formação para jovens do campo no Ceará: discutindo agroecologia (2013 – 2013)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido (2013 – 2013)
- XI Curso de formação para jovens do campo no Ceará: Juventude construindo soberania alimentar e o projeto popular (2012 – 2012)
- IX Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens dos assentamentos do Ceará - Fase IX (2010 – 2010)
- VIII Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens dos assentametnos do Ceará - Fase VIII (2009 – 2009)
- Curso de formação continuada para professores em serviço: A relação sociedade e natureza e o currículo escolar no semiárido (2009 – 2009)
- VII Curso de formação sobre a realidade brasileira para jovens assentado do Ceará (2008 – 2008)
Projetos de pesquisa:
Projetos de pesquisa em vigência:
- Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará (2023 – atual)
- Espaços de Cooperação e Desenvolvimento Rural no Brasil e na Espanha (2022 – atual)
- O conhecimento geográfico em escolas públicas no Ceará: juventude e cidadania territorial (2022 – atual)
- Arte nas mãos: a Geografia com as mulheres camponesas (2021 – atual)
Projetos de pesquisa antigos:
- O conhecimento Geográfico em escolas camponesas e a convivência com o semiárido no Ceará: Juventude e cidadania territorial (2021 – 2022)
- O conhecimento Geográfico em escolas camponesas e a convivência com o semiárido no Ceará: O protagonismo da Juventude (2020 – 2021)
- Universidade, escola camponesa e convivência com o semiárido: práticas sociais da juventude em tempos de pandemia da Covid 19 (2020 – 2021)
- Práticas agroecológicas, escolas camponesas e convivência com o semiárido no Ceará - Fase 4 (2019 – 2020)
- Formação de professores e ensino de Geografia em escolas públicas - Fase 5 (2018 – 2019)
- Formação de professores e ensino de Geografia em escolas públicas - Fase 4 (2015 – 2018)
- Práticas agroecológicas, escolas camponesas e convivência com o semiárido no Ceará - Fase 3 (2015 – 2018)
- Formação de Professores e Ensino de Geografia - Fase 3 (2013 – 2015)
- Campesinato, Ensino de Geografia e Escolas do Campo (2013 – 2015)
- Formação de Professor e Ensino de Geografia - Fase 2 (2010 – 2012)
- A Dimensão Territorial das Festas Populares e do Turismo: estudo comparativo do patrimônio imaterial em Goiás,Ceará e Sergipe (2010 – 2012)
- Questão agrária, Formas de Uso da Terra e Cultura Camponesa: O Ensino de Geografia na Pedagogia da Alternância no Ceará (2010 – 2012)
- Formação de Professor e Ensino de Geografia em Escolas Públicas (2007 – 2009)
Projetos de Pesquisa
• Cidades médias brasileiras: agentes econômicos e re-estruturação urbano-regional
• Quadro de Desigualdades Sócio-espaciais e Favelização na Região Metropolitana de Fortaleza
• Metrópoles: território, coesão social e governança democrática Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte...
• Metropolização e Mega-Eventos: impactos dos Jogos Olímpicos/2016 e Copa do Mundo/2014
Laboratório(s) Envolvidos
• Laboratório de Planejamento Urbano e Regional
Página 3 de 11