O Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC completa onze anos. Implantado em 2004, consolida-se, após sua quarta avaliação CAPES, com NOTA 5 e avança no desafio de ampliar seu alcance nacional e internacional, dispondo de uma equipe de profissionais envolvidos em linhas de pesquisa e novos projetos.

Seu quadro pessoal envolve na atualidade dezessete Professores Pesquisadores, dentre eles cinco Bolsistas Produtividade (Pq-CNPq), e um Secretário efetivo.

Dispomos de uma equipe de profissionais envolvidos em uma Área de Concentração, "Dinâmica Ambiental e Territorial", com duas linhas de pesquisa: "Estudos Socioambientais" e "Estudos Socioterritoriais". Como Pesquisadores da Geografia, contribuímos tanto no aprimoramento da produção geográfica contemporânea como na formação de profissionais de excelência. Atualmente, nos termos constantes no Relatório de Avaliação do Triênio 2011/2013, contamos com uma das mais significativas produções da área e trabalhamos na formação de aproximadamente 100 alunos alunos de pós-graduação, sendo 68 doutorandos - incluindo 15 do Convênio DINTER da CAPES com as Universidades Estadual (UERR) e Federal (UFRR) de Roraima, na Amazônia Brasileira e 30 mestrandos; bem como da supervisão de 8 Pesquisadores em nível de Pós-Doutorado.

Iniciamos neste em Novembro de 2015 mais um Projeto em escala internacional: A ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS, com o curso Os Sistemas Marinho-Costeiros frente às Mudanças Globais”   promovidas pelos Programas de Pós-Graduação em Geografia, Meio Ambiente (PRODEMA) e Ciências Marinha e Tropicais do Labomar, da Universidade Federal do Ceará (UFC), com financiamento CAPES. Cumprimos assim um papel decisivo na qualificação e debate de questões fundamentais na projeção acadêmica e socioambiental de nossas Áreas. O Prof. Dr. Sergio Rossi, que é investigador senior do Institut de Ciencia i Tecnologia Ambientals (ICTA) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) inicia nossos trabalhos. Maiores informações acessem: https://www.facebook.com/escoladealtosestudos