O objetivo do Programa de Pós-graduação em Geografia é a formação de profissionais aptos a compreenderem a dinâmica ambiental e a lógica de processo de organização territorial, explicitando esforço em apreender nova racionalidade do Nordeste brasileiro e vis-à-vis processo de modernização contemporâneo pelo qual passa o Brasil. As experiências obtidas e evidenciadas na produção bibliográfica e técnica da pós-graduação orientam desenvolvimento de trabalhos em duas linhas de pesquisa: "Estudo Socioambiental da Zona Costeira" e "Natureza, Campo e Cidade no Semiárido".


A primeira linha de pesquisa objetiva promover pesquisas concernentes à dinâmica da natureza e à análise geoambiental, política, econômica e cultural das cidades e suas redes, analisando mutações e permanências nas representações e novos sistemas geográficos de informação, ampliando configurações espaciais relativas à expansão urbana nas zonas úmidas e costeiras.


A segunda linha de pesquisa objetiva estimular e desenvolver pesquisas relacionadas às estratégias de regionalização, conexão de fronteiras (nacionais/internacionais) e ocupação de territórios, por intermédio de desafios técnicos, culturais e geoeconômicos das políticas de modernização e interiorização do desenvolvimento agrário, ampliando configurações espaciais das regiões semiáridas e sertanejas.


Tendo em vista os objetivos expostos, a estruturação do curso transcende a racionalidade dicotômica reinante na Geografia. Ao contemplar as linhas de pesquisas supracitadas objetiva-se reunir grupo de professores/pesquisadores com abordagens teórico/metodológicas diversas, cujo cerne seria o de apreender as imbricações e interações da sociedade, no tempo e no espaço e com a natureza.


O alcance dos objetivos propostos se reforça com o quadro de vinculação da pós-graduação em Geografia da UFC com a sociedade, em suas múltiplas escalas, tratando de questões e de temas emergentes e buscando contribuir na formação dos quadros profissionais para o setor público e privado.


O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC tem como finalidades o aperfeiçoamento e a qualificação de geógrafos (mestres e doutores) para os exercícios de atividades de pesquisa e docência na área de Geografia. Ressalta-se que foram estruturadas de modo a efetivar a integração dos pesquisadores com a diversidade de abordagens, desde o âmbito local até os vínculos estabelecidos com institutos e universidades estrangeiras.


Dos objetivos pautados desde a criação da Pós-Graduação em Geografia, vislumbrou-se no recente quadriênio (2013 – 2016) a ruptura do raio de ação representativo de seu passado (relativamente reduzido ao regional). Hodiernamente, as escalas nacional e internacional foram incorporadas ao nosso métier: AMPLIAÇÃO NACIONAL (i) na formação de quadros em região estratégica do país (Norte) com a aprovação e implantação, em 2015, do projeto DINTER, reunindo pesquisadores/docentes da UERR e da UFRR; (ii) fortalecimento dos quadros de docentes com aprovação e implantação do PGPSE (antigo casadinho), também em 2015, envolvendo a UFSE e UFRN. Ambos com vistas a auxiliar as instituições irmãs seja na formação de profissionais a tornar possível adentrar no domínio da pós-graduação, seja na consolidação de seus programas de pós-graduação. AMPLIAÇÃO INTERNACIONAL – (i) envolvimento direto em pesquisas, orientações e na arte do magistério, incorporando parcerias de professores em nossos programas, e vice-versa, como ocorrido em relação à Université de Paris IV e, atualmente, a Texas A&M University. Além de práticas de Co-orientação de pós-graduandos nas Universidades do Minho (Portugal) e Alicante (Espanha). Destacam-se, nestes termos, as parcerias com universidades na América do Norte e Europa. (ii) formação de mestres e doutores em instituições africanas, apoiados com recursos aprovados em editais lançados pela CAPES e concernente a nossos vínculos com Cabo Verde. Apresenta-se um viés em relação ao qual também investimos e a denotar nível de solidariedade em escala internacional.