EGRESSOS
ORIGEM DOS MESTRANDOS
ORIGEM DOS DOUTORANDOS
Egressos do Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFC
Desde o primeiro ano da Pós-Graduação e incentivados por demanda da CAPES estabelecemos política de acompanhamento dos discentes. Mantemos, assim, banco de dados atualizado e resultante seja da informação direta dos alunos e de informante privilegiado do programa.
Do referido banco podemos indicar que, em 10 de Março de 2017, o programa contava com 196 egressos, dos quais 147 mestres e 49 doutores:
147 MESTRES:
. 79 (53,7%) Professores do Ensino Médio (público e privado);
. 25 (17%) Professores de Instituições Públicas de Ensino Superior (efetivos);
. 13 (8,8%) Professores do Ensino Fundamental (público e privado);
. 10 (6,8%) Realizando doutorado no país ou no exterior, sem vínculo empregatício, ou autônomo;
. 8 (5,6%) Empreendedores da área ambiental e de geoprocessamento;
. 5 (3,4%) Funcionários de Organizações Não Governamentais (ONGs) e Institutos de extensão e pesquisa;
. 5 (3,4%) Funcionários efetivos de agências governamentais e órgãos do executivo (secretarias de meio ambiente, companhias de gestão da água e do esgoto etc.);
. 2 (1,4%) Professores de Faculdades Particulares.
49 DOUTORES:
. 35 (71,4%) Professores de Instituições Públicas de Ensino Superior (efetivos);
. 6 (12,2%) Professores do Ensino Médio (público e privado);
. 2 (4,1%) Professores do Ensino Fundamental (público e privado);
. 2 (4,1%) Realizando pós-doutorado no país ou no exterior, sem vínculo empregatício, ou autônomo;
. 2 (4,1%) Funcionários de Organizações Não Governamentais (ONGs) e Institutos de extensão e pesquisa;
. 2 (4,1%) Funcionários efetivos de agências governamentais e órgãos do executivo (secretarias de meio ambiente, companhias de gestão da água e do esgoto etc.);
Além disso, concluímos, no período de 2012 a 2016, dez pesquisas de pós-doutorado (sendo cinco com bolsas PNPD/CAPES); e temos atualmente (março/ 2017) 6 pós-doutorados em andamento (2 com bolsas PNPD/ CAPES), supervisionando pesquisas de docentes das seguintes instituições: IFCE, UVA/UECE, UEMA, UEG, UFSE, UEAM, UFG, UERR e UFRN.
Na consideração do perfil dos egressos nota-se um predomínio daqueles lotados como professores de universidades públicas, em relação especialmente ao doutorado, e em especial pelo fato: (i) de número crescente de alunos nossos aprovados em concursos públicos de IES públicas e privadas, bem como de institutos federais; (ii) de recebimento para estágio supervisionado de colegas professores provenientes de IES federais no Brasil, especialmente das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para detalhar a informação, os nossos egressos do mestrado e do doutorado são atualmente professores das seguintes instituições do Ensino Superior: a) Nordeste: UFC, IFCE, UERN, UFAL, UFPB, URCA, UECE, IFRN, IFPE, UECE, UFRN, UVA, UFMA, UFPB; b) Centro-Oeste: UEG, IFGO; e c) Norte: UNIFESSPA, IFPA, UNIFAP, UFPA e UEA.
É importante dizer que a participação em faculdades particulares de nossos egressos está subestimada, uma vez que diversos mestres e doutores que se formaram conosco têm contribuição direta no ensino superior privado, porém é comum que esses profissionais atuem como “efetivos” no ensino médio público no turno diurno e no turno noturno ministrem disciplinas nas faculdades particulares, conforme demanda. Para fins de estatística, consideramos somente os cargos efetivos.
Ressalta-se o fato de dois egressos nossos, os professores Rubson Pinheiro e Alexandre Queiroz, serem atualmente professores permanentes de nossa Pós-Graduação, sendo que o último foi o vencedor do Prêmio ANPEGE 2013 de melhor tese de doutorado na área da Geografia Humana.
Em termos internacionais, destaca-se a possibilidade de realização de doutorado pleno de alunas nossas na França e na Espanha, ampliando, assim, a possibilidade de reforço dos vínculos com nossos parceiros, sendo elas: Marilia Natacha de Freitas Silva, que concluiu mestrado em 2014 e atualmente está inscrita em doutorado na Universidade de Alicante (Espanha), em co-tutela com o Prof. Eutógio Dantas, e Alexsandra de Oliveira Magalhães, atualmente professora na URCA, em fase de finalização de tese de doutoramento na Université de Paris IV - Sorbonne.