O curso de Geografia da UFC foi criado em 1963 com o objetivo de formar professores e geógrafos pesquisadores, tendo contribuindo sobremaneira para qualificar quadros técnicos locais, atendendo à demanda dos órgãos de planejamento, que iniciavam ou firmavam as suas ações no Estado do Ceará - tais como Superintendência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (SUDEC), Autarquia Metropolitana de Fortaleza (AUMEF), Companhia de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza (CODEF-PMF), ETENE-BNB, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e outros.

Durante esses 40 anos de atuação, a performance do Curso de Geografia ultrapassou o limiar da formação de quadros especializados em escala apenas local, com profissionais egressos desta unidade hoje instalados em várias universidades brasileiras e instituições públicas e privadas, dando assim relevante contribuição para leitura e análise da dinâmica territorial e ambiental cearense.

A necessidade de profissionais especializados em questões ambientais e regionais motivou o Departamento de Geografia - UFC a implantar, a partir de 1987, dois cursos de Especialização (pós-graduação latu sensu) que funcionaram ininterruptamente até 1994, abordando os temas: "Nordeste: Questão Regional e Questão Ambiental" e "Análise Geoambiental e Técnicas de Avaliação em Recursos Naturais".  Estes cursos repercutiram intensa e positivamente na comunidade geográfica local, atraindo profissionais de áreas afins como Sociologia, Arquitetura, Economia, Biologia, inclusive de outros centros do país.

A necessidade crescente de aperfeiçoamento e atualização, associada à demanda do mercado desses profissionais, foram os motivadores da formação de quadros voltados para a realidade local. Por isso, o Departamento de Geografia, associado aos Departamentos de Biologia e Economia Agrícola, implantaram, em 1995, um programa de pós-graduação (strictu sensu) em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Participam deste programa sete universidades do Nordeste do Brasil, iniciando-se assim uma formação de Mestrado "em rede", pioneira na região. Este programa, concebido na perspectiva interdisciplinar, visa promover a formação de mestres capazes de participar ativamente na produção do conhecimento e no manejo do espaço geográfico, bem na elaboração de planos de ensino e pesquisa voltados para as questões do desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil.

O Departamento de Geografia possui corpo docente formado e qualificados em grandes centros de pesquisa, universidades brasileiras - (USP, UFPe, UNESP, UFC, etc.) e estrangeiras (Paris IV-Sorbonne, IFU-Paris VIII, Bourdeaux, Strasbourg, Barcelona, Zaragoza, Sevilha, etc.). Essa qualificação permite o contato com outras linhas de pensamento, com conseqüente atualização e renovação constante da produção do conhecimento geográfico.

Tais redes de contatos possibilitaram a realização de convênios internacionais, tais como CAPES/COFECUB com o Institut Français d’Urbanisme (IFU)-Université de Paris VIII, o ALFA - Urbano, o ALFA - desertificação, o WAVES - Projeto Ecologia das Paisagens (TUM-Whair of Landscape Ecology) e mais recentemente, a convenção internacional aprovada na Université de Paris IV (Sorbonne) e na UFC e estabelecida entre sua unidade de Geografia e o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.

Em escala local, o Departamento de Geografia-UFC e seus professores realizaram e vêm realizando diversos convênios, dentre os quais se cita: a) o associado à implantação do metrô de superfície de Fortaleza - METROFOR; b) os vinculados aos estudos de ampliação da rede de  abastecimento de gás natural para as industrias de Fortaleza, com o Instituto de Planejamento do Ceará - IPLANCE e Petrobrás; c) os relacionados a convênios estabelecidos com  GTZ-Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará (Projeto de Geração de Renda das comunidades interioranas - PRORENDA), o ministério do Meio Ambiente para execução de Diagnóstico Ambiental dos Tremembés de Almofala.

Os professores desse Departamento, tradicionalmente assessoram a sociedade civil. Exemplos desse fato são os trabalhos conjuntos com a Arquidiocese de Fortaleza na delimitação das áreas dos índios Tapebas; a elaboração do anteprojeto da lei de saneamento básico e movimentos sociais, a montagem do Diagnostico Sócio Ambiental do município de Icapuí; organização de curso de planejamento urbano e cultura popular, em parceria com a ONG Cearah Periferia; a organização de curso sobre Nordeste e questão regional em parceria com o Jornal O Povo; a organização do Curso de Especialização da URCA, dentre vários outros.

No Departamento, as atividades de pesquisa e práticas de gestão territorial e ambiental são desenvolvidas em seus oito laboratórios: 1.Cartografia, 2. Planejamento Urbano e Regional, 3. Estudos Rurais, 4. Geografia e Ensino, 5. Pedologia, 6. Geomorfologia Ambiental, Costeira e Continental, 7. Fotogeografia e 8. Climatologia e Recursos Hídricos, que, além dos professores especialistas nas áreas respectivas, contam com a participação de bolsistas do CNPq, CAPES, FUNCAP e PET-CAPES.

Ajustando-se às dinâmicas do processo de produção e reprodução do conhecimento, o Departamento mantém uma postura aberta às inovações tecnológicas, em consonância com as dinâmicas local e global da sociedade, que interagem e alteram a espacialidade cearense. Há uma dezena de anos fazemos parte da Rede Nacional de Pesquisa, principal tronco de comunicação virtual do país e com representação no Ceará feita pela UFC. Com finalidade primordial de permitir difusão de pesquisa e informação em todo o país, sua abrangência é potencializada por rede de fibra ótica com velocidade, no campus, de 133 megabytes por segundo e, externamente, de 34 MB. No Departamento este sistema possibilita acesso rápido à Internet, com existência de pontos de acesso em todas as salas dos professores, laboratórios, inclusive laboratórios de informática.

O reconhecimento do Departamento de Geografia está expresso nos vários eventos científicos, nacionais e internacionais que ele organizou e sediou, destacando-se: em 1978 - 3º Encontro Nacional de Geógrafos (AGB); em 1995 -  4º Simpósio Nacional de Geografia Urbana; em 1997 -  Seminário França-Brasil;  em 1998 -  Simpósio Internacional "Les fronts d'urbanization"; em 2003 – Seminário Internacional Geografia, turismo e cultura e o VI Congresso de Ecologia do Brasil; em 2005 - Encontro Nacional da ANPEGE; em 2007, o Workshop Internacional (Cuba -Brasil) de Manejo de Bacias Hidrográficas Tropicais.

O quadro supramencionado garantiu implementação de projeto de criação de mestrado, com encaminhamento de proposta à CAPES em 2003.


PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará tem por objetivo formar recursos humanos qualificados para atuar nas áreas de ensino e pesquisa em Geografia, visando atender à demanda de instituições publicas e privadas, principalmente do Nordeste, por informações sobre a temática ambiental e territorial no semi-árido brasileiro.

A implantação deste programa de pós-graduação reforça pós-graduação na área de Geografia na escala do Ceará e do Nordeste, especificamente na modalidade de doutorado.

Na primeira escala, a do estado, ampliará possibilidade de formação de importante contingente de profissionais mestres já formados pelos mestrados em Geografia da UFC e da UECE, bem como de outras áreas, dado certamente ampliado, caso considere-se possibilidade de formação de quadro de professores em Geografia e áreas afins em universidade no interior do estado: Universidade Estadual, Campi de Limoeiro do Norte; Universidade do Vale do Acaraú (Sobral) e Universidade Regional do Cariri (URCA), ambos com cursos de graduação em Geografia.

Na segunda escala, da região, e ao passar a compor quadro no qual constam tão somente a UFPe e a UFSe, o doutorado em Geografia da UFC contribuirá na formação de profissionais em escala regional. A ação tímida empreendida pelo curso em seus primeiros anos, com formação de poucos profissionais de outros estados, será consolidada e reforçada com ampliação de seu raio de influência na região, contribuindo, nestes termos, na potencialização da formação de doutores em Geografia. Regionalmente ter-se-á fortalecimento da área de Geografia, não somente em termos quantitativos, mas principalmente qualitativo, com inclusão, no cenário, de conjunto de profissionais cujas competências diversificarão as abordagens realizadas.

O nível de experiência dos profissionais do doutorado em Geografia evidencia-se: na temática e veículos (internacionais e nacionais principalmente) da produção científica empreendida; nos vínculos estabelecido com instituições internacionais e nacionais; em gênero de abordagem peculiar, abarcando litoral e sertão e circunscrito, principalmente, ao semi-árido nordestino.

Por fim, destaca-se que os professores envolvidos na pós-graduação congregam vontade, motivação científica, dispõem de infra-estrutura física e financeira e contam com o apoio da Universidade Federal do Ceará, dado garantidor de potencial nato do programa em tornar-se centro de referência em Geografia no Nordeste e notadamente no domínio semi-árido.

O Curso de Mestrado em Geografia foi aprovado pela CAPES em 2003, com início das atividades em julho de 2004. Em sua primeira avaliação (Triênio 2004-2006) obteve nota 4 da CAPES.

O Curso de Doutorado em Geografia foi aprovado pela CAPES em 2008, iniciando suas atividades em 2009, com formação de duas turmas.

Para finalizar a descrição do escopo espacial do Programa, percebe-se com a implantação do doutorado ampliação de seu raio de ação, com maior participação de alunos provenientes de outros estados e também de outros países. A clientela atendida pelo curso representou uma ampliação do acesso de alunos de diferentes estados das Regiões Norte e Nordeste. No total de 38 alunos ingressantes no doutorado, temos atualmente provenientes das duas turmas de 2009, 2010 e 2011, um aluno do estado do Amazonas, 2  da Paraíba, 4 do Rio Grande do Norte, 2 da Bahia e 6 do interior do estado. Todos vinculados a instituições públicas universitárias como a Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de Campina Grande Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e as estaduais cearenses como URCA (com a qual acertamos a ampliação de incentivos em 2011), UVA e UECE. Portanto, a tendência que já transparecia com a participação de mestrandos provenientes do Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba e Espírito Santo, ou seu ingresso como docentes nestes e em outros estados da federação reafirma o atendimento a uma demanda regional evidente. Tal escopo tende a se ampliar na escala internacional, sendo anuncio deste preságio a vinda futura , em 2012.2, de professor da Universidade de cabo verde (Africa) para realizar doutorado em nosso Programa.

A base material concreta de consolidação de nossa Pós-Graduação em Geografia foi o Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, lotado no Centro de Ciências, cuja densidade histórica cinquentenária é perceptível em sua tradição no domínio da formação de profissionais qualificados, desenvolvimento de trabalhos técnicos demandados pela sociedade e de produção científica de peso.


O refinamento do Curso de Geografia, ao longo desse tempo, suscitou mudança de seu perfil. Inicialmente, no decorrer dos anos de 1960, o Departamento focou na formação de professores e geógrafos pesquisadores, a contribuir na qualificação de quadros técnicos locais dos órgãos de planejamento firmados no Ceará. Exemplos são a Superintendência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (SUDEC), a Autarquia Metropolitana de Fortaleza (AUMEF), a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Fortaleza (CODEF/PMF), o Banco do Nordeste (ETENE/BNB), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), dentre outros. A partir dos anos 1980-1990, o Departamento de Geografia encampou novas estratégias na formação de profissionais aprofundando competências em áreas de influência e relações sociais.


Apresenta-se, assim, a adoção de perspectivas balizadoras para consolidação da Pós-Graduação em Geografia na UFC, especificamente a criação de cursos de especialização (Pós-graduação lato sensu) e o envolvimento do Departamento de Geografia na montagem e implantação de curso de mestrado (Pós-graduação stricto sensu).


O envolvimento na Pós-graduação (lato sensu) se dá ainda em 1987, atendendo à necessidade de formação de profissionais especializados (na temática ambiental e regional) e com consequente oferecimento à sociedade de dois cursos de Especialização ("Nordeste: Questão Regional e Questão Ambiental" e "Análise Geoambiental e Técnicas de Avaliação em Recursos Naturais"). Tais Cursos funcionaram ininterruptamente até 1994, gerando forte repercussão na comunidade geográfica local, de áreas afins (Sociologia, Arquitetura, Economia e Biologia), e contando com a participação de alunos de outros estados.


A atuação no domínio da Pós-graduação (stricto sensu), motivada por demanda crescente de aperfeiçoamento e atualização de profissionais no Ceará e consequência do nível de aperfeiçoamento do quadro docente do Departamento de Geografia, inicia-se em 1995, com a implantação do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Sistematizado em rede de pesquisa (pioneira na região), a contar com sete universidades do Nordeste do Brasil, o PRODEMA consolidou-se em nosso estado devido ao envolvimento direto dos Departamentos de Geografia, Biologia e Economia Agrícola da UFC. Concebido na perspectiva interdisciplinar, visa promover a formação de mestres capazes de participar ativamente na produção do conhecimento e no manejo do espaço geográfico, bem como na elaboração de planos de ensino e pesquisa voltados para as questões do desenvolvimento sustentável da região Nordeste do Brasil. Ainda se dá, atualmente, o envolvimento de parcela do quadro de nossos docentes no citado curso, consolidado após a criação do doutorado em rede (2004).


A vivência inicial com a Pós-graduação se deu concomitante a processo de aprimoramento do quadro docente do Departamento de Geografia, seu nível de especialização e de articulação com outras instituições na escala internacional e nacional. O atual corpo docente foi formado e qualificado em grandes centros de pesquisa estrangeiras (Paris IV-Sorbonne, IFU-Paris VIII, Paris III, Bourdeaux, Strasbourg, Barcelona, Zaragoza, Sevilha, etc.) e universidades brasileiras (USP, UFPe, UNESP/RC, UFC, UFPR, UFRN e UFF), traço fundamental de outras culturas institucionais e linhas de pensamento, indispensável na atualização e renovação constante da produção do conhecimento geográfico na UFC.


São as citadas redes de contatos basilares na consolidação, desde o final dos anos 1980, de convênios internacionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa com instituições governamentais diversas. No primeiro domínio, destacam-se os Projetos: i. CAPES/COFECUB com o Institut Français d'Urbanisme (IFU) /Université de Paris VIII; ii. ALFA - Urbano; ALFA - desertificação; WAVES - Projeto Ecologia das Paisagens (TUM- Whair of Landscape Ecology); iii. Convenção internacional estabelecida com a Université de Paris IV (Sorbonne), no início dos anos 2000. No segundo domínio, vislumbra-se realização de diversos convênios: a) associado à implantação do metrô de superfície de Fortaleza - METROFOR; b) vinculado aos estudos de ampliação da rede de abastecimento de gás natural para as indústrias de Fortaleza, com o Instituto de Planejamento do Ceará - IPLANCE e Petrobrás; c) relacionado a convênios estabelecidos com  GTZ-Secretaria de Agricultura do Estado do Ceará (Projeto de Geração de Renda das comunidades interioranas - PRORENDA) e  Ministério do Meio Ambiente para execução de Diagnóstico Ambiental dos índios Tremembé de Almofala.


Merece destaque ainda o constante assessoramento do Departamento de Geografia à sociedade civil e seu envolvimento na organização de eventos científicos. Desta relação social destacamos: os trabalhos conjuntos com a Arquidiocese de Fortaleza e de Tianguá (região norte do Norte) na delimitação das áreas dos índios Tapebas e de pescadores tradicionais; a elaboração do anteprojeto da lei de saneamento básico e movimentos sociais; a montagem do Diagnóstico Sócio Ambiental do município de Icapuí; a organização de curso de planejamento urbano e cultura popular, em parceria com a ONG Cearah Periferia; a organização de curso sobre Nordeste e questão regional em parceria com o Jornal O Povo; a organização do Curso de Especialização da URCA, a elaboração de 15 Planos Diretores Participativos nos municípios do Ceará, dentre vários outros.


Reflexos positivos da forte inserção social dos professores que integram o corpo docente do Departamento de Geografia e da Pós-Graduação podem ser vislumbrados no fato de termos professores: (i) agraciados com a Medalha Ambientalista Chico Mendes da Câmara Municipal de Fortaleza (Prof. Jeovah Meireles e Prof. José Borzacchiello das Silva); (ii) acompanhados pelo Programa de Direitos Humanos da Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania do Brasil (Prof. Jeovah Meireles); (iii) indicados membros efetivos do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará (Prof. Eustógio Dantas e Profa. Clelia Lustosa Costa); (iv) indicados membros efetivos da Sociedade Cearense de Geografia e História (Prof. Eustógio Dantas, Profa. Clelia Lustosa da Costa, Prof. José Borzacchiello da Silva); (v) indicados membros efetivos da Academia Cearense de Ciências (Profa. Marta Celina Linhares Sales); (vi) signatários de título de Cidadão Honorário de Fortaleza da Câmara Municipal de Fortaleza (Prof. José Borzacchiello da Silva); e (vii) agraciados com título de professor emérito pela UFC (Prof. José Borzacchiello da Silva).


No concernente aos eventos, percebemos reconhecimento do Departamento de Geografia na organização de vários eventos científicos, nacionais e internacionais: em 1978 - 3º Encontro Nacional de Geógrafos (AGB); em 1995 -  4º Simpósio Nacional de Geografia Urbana; em 1997 -  Seminário França-Brasil;  em 1998 -  Simpósio Internacional "Les fronts d'urbanization"; em 2003 - Seminário Internacional Geografia, turismo e cultura e o VI Congresso de Ecologia do Brasil; em 2005 - Encontro Nacional da ANPEGE; em 2007, o Workshop Internacional (Cuba -Brasil) de Manejo de Bacias Hidrográficas Tropicais.


A unidade basilar de todo este constructo sempre foram os laboratórios técnico-científicos. Consistem espaços dinâmicos de realização de pesquisas e desenvolvimento de atividades dos grupos de estudo (com professores especialistas e bolsistas do CNPq, CAPES, FUNCAP, PET-CAPES, PIBID e etc.), bem como de qualificação dos curso de graduação. Envolveram, desde os primórdios, oito laboratórios que se redimensionaram no tempo e após a consolidação da Pós-Graduação: 1. Cartografia, 2. Planejamento Urbano e Regional, 3. Estudos Rurais, 4. Geografia e Ensino, 5. Pedologia, 6. Geomorfologia Ambiental, Costeira e Continental, 7. Fotogeografia e 8. Climatologia e Recursos Hídricos.


Seguindo a lógica departamental da UFC, o quadro supramencionado balizou implementação de Projeto de constituição de uma Pós-Graduação na Área de Geografia. Primeiro com a criação do Curso de Mestrado em Geografia, aprovado pela CAPES em 2003 e as atividades iniciadas em julho de 2004. Segundo com a implantação do Curso de Doutorado em Geografia, aprovado pela CAPES em 2008, iniciando suas atividades em 2009.


 A implantação do Programa em foco reforçou a Pós-graduação na área de Geografia, em escala nacional. Sua consolidação foi rápida e evidenciada nos bons resultados obtidos nos processos de avaliação realizados pela CAPES. Em sua primeira avaliação (Triênio 2004-2006) o curso obteve nota 4. Em 2013, com alunos da primeira turma de doutorado já formadas em 2012, obteve a nota máxima, 5.


Na escala da região nossa atuação é reforçada após a implantação do doutorado, compondo quadro no qual constavam tão somente a UFSe e a UFPe, criados respectivamente nos anos de 2003 e 2004. A ação tímida empreendida pelo curso em seus primeiros anos, com formação de poucos profissionais de outros estados é assim invertida. Atualmente a UFC contribui na formação de doutores em Geografia, dentre eles muitos que se tornaram professores em IES (UFPB, UERN, UNIFAP, UFPA, UFPI, UFMA, UFRN, UFBA, UFRR, UERR, UNIFESSPA e UNIFAP) e Institutos Federais das regiões Nordeste e Norte. Neste mesmo plano destacamos ainda: a) recepção crescente de colegas para realização de pós-doutoramento em nossa instituição e provenientes dos estados do Amazonas, de Goiás, do Rio Grande do Norte, do Paraná e de Sergipe; b) aprovação de DINTER com a Universidade Estadual de Roraima e a envolver, também, a UFRR. Implantado em 2015, representa uma contribuição da pós-graduação no fortalecimento da área de Geografia, não somente em termos quantitativos, mas principalmente qualitativo, com inclusão, no cenário, de conjunto de profissionais cujas competências diversificarão as abordagens realizadas, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Mesmo ainda recente, já temos como fruto positivo do DINTER vislumbrado na premiação de artigo com resultados preliminares da tese (intitulada “Planejamento Participativo do Turismo em Pacaraima-RR: Dimensão e Possibilidades”) do discente Bruno Dantas Muniz de Brito (orientado pelo Prof. Eustógio Dantas) no IX Concurso Nacional de Produção Científica da Universidade Estácio do Sá do Rio de Janeiro em 2016.


Na escala nacional, o fortalecimento do programa se faz acompanhar da constituição de redes de pesquisas, com participação destacada de nossos professores em projetos financiados por instituições de fomento diversas, bem como da retomada da tradição na organização de eventos de peso e envolvimento em projetos de pesquisa e extensão.


No primeiro domínio, relativo às redes de pesquisa, merece destaque o envolvimento da Pós-Graduação na Rede do Observatório das Metrópoles (2009-Atual), financiada pelo INCT/CNPq, bem como atuação de destaque de colega na Rede Cidades Médias (2006-Atual), com financiamento do edital Universal do CNPq.
No segundo domínio, dos eventos científicos, organizamos vários eventos internacionais e nacionais. Dentre os eventos internacionais organizamos: em 2014, nas comemorações dos dez anos da Pós-Graduação, evento a contar com a participação de nossos parceiros internacionais Prof. Javier García Delgado da Universidade de Huelva, Espanha; Prof. Christian Brannstom da Texas A&M University, Estados Unidos; Prof. Jean-Pierre Peulvast da Universidade Paris IV - Sorbonne, França e do Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez da Universidade de Havana, Cuba; em 2015 o 33º Congresso da Conferência Latino Americana de Geógrafos (CLAG) (www.clagbrasil2015.ufc.br/), primeiro do gênero organizado no Brasil e a contar com especialistas em estudos sobre as Américas. Recebemos colegas da América do Sul, Caribe e América do Norte.


No concernente aos eventos nacionais, organizamos o XIV SIMPURB em 2015, e o VI NEER em 2016, ambos de conotação nacional, bem como aqueles gestados a partir da articulação de nossa pós-graduação com outras instituições de ensino e pesquisa, a saber o VI Congresso de Ecologia do Brasil, em 2017; o Congresso Nacional de Educação Ambiental e Gestão Territorial, cuja primeira versão foi em 2010 e a quarta prevista para 2018.


No terceiro domínio, de projetos de pesquisa e extensão, há um investimento, de um lado, em projetos de pesquisa com instituições internacionais e, de outro, em projetos de pesquisa-extensão associados a demandas da sociedade civil organizada.


No concernente ao primeiro grupo, vivenciamos quadro de crescimento dos vínculos interinstitucionais em simetria com a Europa e a América, bem como de formação de quadros de instituições de países na África. A simetria se apresenta na articulação com instituições de ponta em vários países. Das instituições clássicas, nas quais parte de nosso quadro se especializou (doutoramento e pós-doutoramento), atualmente nos abrimos a parcerias com instituições em Cuba, Portugal, Espanha e, mais recentemente, Estados Unidos, Argentina e México. Nos referimos a convênios estabelecidos com a Universidade de Havana/Cuba, Universidade de Coimbra, Universidade de Huelva, Universidade das Ilhas Baleares, Texas A&M University e University of Kansas, cujo desdobramento implica na consolidação de condições favoráveis à geração de fluxos de docentes para realização de atividades de pesquisa e missões técnicas, bem como de discentes para a realização de doutorado sanduíche (caso concreto desde 2015 e com bolsas agendadas para 2017 e 2018). Adentrar nestas paragens não significou a fragilização das relações com parceiros importantes, como a Université de Paris IV (Sorbonne) na França, pelo contrário. As trocas são intensificadas com nossa participação como professores visitantes (em duas oportunidades), pós-doutorandos, assim como o envio de alunos nossos para realização de doutorado pleno. A contribuição na formação de quadros é evidenciada em convênio estabelecido com a Universidade de Cabo Verde, da qual recebemos alunos em nossos quadros. Convém destacar ainda a participação de colegas de nossa Pós-Graduação, em 2015, em curso de formação de mestres in locus, garantido após aprovação de projeto junto à CAPES.


No relativo ao segundo grupo, merece destaque: i.  Projeto de Olho na Água - financiado pela Petrobrás Ambiental, há mais de 5 anos. No bojo de referido realizam-se atividades de pesquisa no litoral cearense, mais especificamente para a gestão costeira e definição de efeitos erosivos relacionados com as mudanças climáticas e uso do solo; ii. convênios com o IBAMA para a elaboração do Plano de Uso Público do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara,  com a Câmara dos Vereadores para a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação das Dunas do Cocó e com a Prefeitura Municipal de Fortaleza para a elaboração do Plano de Manejo do Parque das Dunas de Sabiaguaba.


Tal gênero de envolvimento representa um conjunto de ações efetivas responsáveis pela ampliação dos vínculos entre os pesquisadores, os discentes,  as instituições públicas e a  sociedade civil organizada. Como desdobramento, nota-se o aprimoramento da prática característica dos docentes do Programa, de um lado, na formação de discentes originários, tanto na escala local como nacional e internacional; de outro lado, a veiculação do conhecimento produzido, em escala nacional e internacional, publicando os resultados das pesquisas em livros, principalmente autorais, e em periódicos do extrato superior A1 e A2, com estratégia de direcionamento aos internacionais.  Também merece destaque o envolvimento em atividades de editoria de periódico de peso na área (MERCATOR) e de livros, especificamente a Coleção Estudos Geográficos (associada à Editora da UFC) e, desde 2016, duas coleções, “The Latin Studies Book Series” e “Springer Brief in Latin American Studies”, na SPRINGER.


Em síntese, na descrição do escopo espacial do Programa percebe-se, com a sua consolidação, ampliação de seu raio de ação, com maior participação de alunos provenientes de outros estados e, também, de outros países, e de aumento da produção qualificada, associada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa financiados por instituições de fomento na escala local, regional, nacional e internacional, como a National Science Foundation (NSF/ EUA), a Fullbright EUA/ CAPES, o PNUD, a ONU, a UNESCO e a União Europeia.


Atualmente, a Pós-Graduação conta com um quadro de 21 docentes, sendo 17 professores permanentes, dos quais 1/3 é de bolsistas produtividade (2 bolsas "nível 1D" e 5 bolsas "nível 2"), 2 professores colaboradores e 2 professores visitantes da Texas A&M University (Universidade pública norte-americana que integra o grupo das 60 melhores universidades dos Estados Unidos, na mesma listagem a constar Harvard, Stanford, M.I.T). Deste quadro consolidado ainda se apresenta possibilidade de ampliação-renovação do corpo docente da pós-graduação em 2017, em função do ingresso de novos docentes advindos do Departamento de Geografia da UFC, que em 2016 adquiriram perfil de produção exigido pelo regimento interno do programa para ingresso na pós-graduação.


Corresponde, portanto, a grupo de professores envolvidos na pós-graduação, cuja vontade e motivação científica é reconhecida pela gestão superior da UFC, a disponibilizar apoio irrestrito, infraestrutura físico-financeira a partir de inúmeros editais disponibilizados, com destaque o dedicado à publicação de livros autorais.
Há, nestes termos, a disponibilização de uma base material concreta a garantir nosso potencial nato de Centro de Referência na Geografia. Para destacar tal amalgama, a UFC se situa nos rankings das melhores universidades do mundo e do Brasil. Em 2017 se situa nas seguintes posições:
- 10ª posição entre as maiores instituições de ensino superior brasileiras no Ranking Web of Universities (construído pelo Conselho Superior de Investigações Científicas, vinculado ao Ministério da Educação da Espanha) e no Ranking Universitário da Folha-Brasil.
- No ranking mundial, passou da posição 666, ocupada em 2016, para a de número 600 no início de 2017. No total, foram pesquisadas 11.995 instituições em todo o mundo.
- Entre as universidades do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), passou da 68ª posição, ocupada em 2016, para a 30ª no início de 2017, sem dúvidas um grande salto.
- Considerando os países da América Latina, a Instituição avançou quatro lugares de 2016 a 2017, atingindo a 18ª posição.
As métricas avaliadas por esses rankings apontam uma universidade cada vez mais expressiva em termos de visibilidade social e também de formação de quadros qualificados na graduação e pós-graduação, com desenvolvimento de pesquisas que apontam para a inovação e o empreendedorismo, marcas da pós-graduação em geografia da UFC, seguindo veementemente esta tendência de busca incansável pela excelência no ensino, na pesquisa e na extensão social.