EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS DA GRADUAÇÃO - EXPOGEO-2011.2

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS TRABALHOS DE GRADUAÇÃO BACHARELADO E LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Projeto de Ensino e Extensão do Departamento de Geografia e Coordenações da Graduação e Pós-Graduação.

Apresentação: O amadurecimento dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Geografia da UFC (formando, neste semestre, a 7ª turma), indicou-nos a importância de recriar as apresentações dos TGLs/TGBs, como um evento de exposição dos trabalhos finais. Nasce assim essa 1ª versão da EXPOGEO, como efetivação de seções  publicas dos trabalhos de conclusão, denominado Trabalho de Graduação do Bacharelado e Licenciatura. A ideia coincide também com um momento de atualização completa dos respectivos PPPs (reformulados pelo Colegiado de Curso em 13/10/2011, para vigorar a partir de 2012.2)

Natureza: A EXPOGEO 2011.2 atende a duas demandas do Departamento na relação com seus cursos. Como evento científico específico, ajuda a tornar  publico o que a Graduação pesquisa e produz no encerramento dos Cursos. E como espaço pedagógico sinaliza aos graduandos das turmas seguintes o campo de possibilidades temáticas a ser explorado em futuras pesquisas. A vinculação de duas palestras com professores convidados, portanto, visa o fortalecimento de uma prática que, a partir do próximo semestre, deve ser apresentada como projeto de especial da graduação.

Justificativa: Antes da reforma curricular de dezembro de 2004, todo aluno da Geografia ingressava no curso de Licenciatura, tendo a opção, conforme seu interesse posterior, de na condição de concluinte, passar para a modalidade correlata: o Curso de Bacharelado em Geografia. Apenas nesta circunstância era cobrada dele a realização de um Relatório de Habilitação, desenvolvido como componente curricular sem horário fixo, mas com matrícula disciplinar.  A partir do novo currículo (PPPs implantados em 2005), constituiu-se uma generalização da pesquisa como fechamento de ambos os cursos. Trata-se da re-elaboração das apresentações parciais dos Trabalhos de Graduação, que até entre 2008.2 e 2011.1 (considerando as 6 turmas formadas neste novo currículo), não apresentavam a versão final dos seus respectivos trabalhos. A avaliação da equipe de colaboradores, vinculados aos projetos PROPAG dos bolsistas da Pós-Graduação já indicavam a necessidade da composição de um formato mais comprometido com a importância acadêmica daquele momento, fechando a graduação do aluno. Neste sentido, o esforço das Coordenações de Graduação e Pós-Graduação em Geografia tem sido o de converter os pontos positivos das Seções Públicas de apresentação desses trabalhos em um espaço coerente com a dimensão numérica dos atuais TGL a serem defendidos. Aqui apresentamos 21 trabalhos, confirmados para essa exposição semestral. Um pouco mais de uma dezena de outros trabalhos não puderam fazer parte dessa mostra conjunta. Mas a experiência que aqui trazemos poderá, nos semestres seguintes, prosperar como espinha dorsal dos vínculos entre ensino/pesquisa/extensão no interior do Departamento e dos Cursos. Para tanto, a avaliação dos participantes torna-se bem-vinda desde já.

Período: de 07 a 09 de dezembro de 2011 - EXPOGEO (2011.1) – primeira versão do Projeto, com exposição de 21 trabalhos e 2 palestras.

Local: Departamento de Geografia – Salas 01 e 03 do Bloco 911 e Auditório do Centro de Ciências

Organizadores: Prof. Christian D. M. de Oliveira e Profª Maria Elisa Zanella
Secretaria da Coordenação: Fernando Coutinho
Equipe de bolsistas:  PROPAG do Laboratório de Informática da Pós-Graduação em Geografia