CONTINENTE AFRICANO


Os convênios estabelecidos com a África se inserem em racionalidade diferenciada das anteriores. Se até o presente evidenciamos quadro de busca da simetria, principalmente em relação às instituições sediadas nos países desenvolvidos, as parcerias aqui estabelecidas são fortemente voltadas à formação de quadros no continente considerado. Se insere, nestes termos, em política do governo central, de aproximação de nossas instituições de ensino superior e pautada em projeto aprovado no Pro-África. É nestes termos que os Programas de Pós-Graduação em Geografia e do PRODEMA, ambos da UFC, estabeleceram convênio com Cabo Verde.
Em 2006 a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Alexandre de Gusmão assinaram o termo de cooperação técnica e científica voltado para a criação do Centro de Estudos Brasil/ Cabo Verde.  No ano de 2007 a Pós-Graduação em Geografia se inseriu nesta política de solidariedade da UFC, com participação subsidiada por recursos do projeto "Análise socioambiental das áreas degradadas de Cabo Verde", no bojo do edital Pró­África (CNPq) sob a Coordenação da Profa. Vládia Pinto Vidal de Oliveira. O referido projeto se pautou em política de solidariedade estabelecida e com o propósito de incentivar mestrandos e doutorandos a realizar trabalhos sobre Cabo Verde. É nestes termos que os Programas de Pós-Graduação em Geografia e do PRODEMA estabeleceram convênios, a partir de 2013, com a Universidade de Cabo Verde (UniCV).


UNIVERSIDADE DE CABO VERDE - A profa. Vládia Pinto Vidal de Oliveira, à frente o presente intercâmbio, desenvolveu diversas atividades em Cabo Verde nos últimos anos. Em 2011 fez parte da Delegação Cearense da Cultura na Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde. Participou ainda de Comissão com universidade carboverdiana, trocando experiências e contribuindo para desenvolver estratégias de intercâmbios sustentáveis entre as nações.


Em 2014, através do Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por Meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional (CAPES/AULP), iniciou coordenação de atividades voltadas à implementação de um Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente em parceria da Universidade de Cabo Verde (UniCV) com a Universidade Federal do Ceará (UFC).


Voltado à formação interdisciplinar de recursos humanos de alto nível em Cabo Verde, permite mobilidade a justificar o oferecimento de disciplinas, em Cabo Verde, pelos professores Elisa Zanella e Jader Santos, assim como atividades de orientação in locus e na própria UFC. No trato da pesquisa, as missões foram contempladas com bolsas de pós-doutoramento (destinada a professores), bolsas de graduação sanduíche, tanto para os brasileiros como caboverdianos e bolsa de mestrado sanduíche somente para caboverdianos.


Em 2015, dois professores permanentes do Programa fizeram estágio pós-­doutoral na Universidade do Cabo Verde, Elisa Zanella e Jader Santos. No sentido contrário, os Profs. Drs. Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória e José Manuel da Veiga Pereira, José Maria Monteiro Semedo Antônio, Jandir Pina Gomes, todos da Universidade de Cabo Verde, participaram de missão de Pós-doutorado em nossos programas.


A partir de 2015, discentes realizaram: estágio de doutorado em Cabo Verde - Maria Losângela Martins de Sousa (2015) e Luis Ricardo (2016), sob orientação da Profa. Vládia Pinto Vidal de Oliveira (UFC) e co-orientação da Profa. Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória (UniCV); graduação sanduiche em Cabo Verde - Hudson Silva Rocha e de Bruna da Silva Lima sob orientação respectiva de Vládia Pinto Vidal de Oliveira e Jader Santos. No sentido contrário recebermos os graduandos cabo-verdianos Adilson Pina Gonçalves, Alveno João Brito Dias de Barros e o mestrando Ailton Emílio Lopes Varela.  No ano de 2016 tivemos missões dos bolsistas caboverdianos na modalidade de graduação sanduíche (Domingos Semedo da Silva e Edson Valdique Monteiro Semedo) mestrado sanduiche (Gilson Semedo).
O vínculo ora em foco fortalece-se com a participação da profa. Vládia P. V de Oliveira no Curso de Doutorado em Gestão e Política Ambiental da Universidade de Cabo Verde. Criado pela Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP), em 2015, envolvendo várias IES do Brasil, Cabo Verde, Portugal e África.  Em março de 2016 a docente citada ministrou parte da disciplina Metodologia da Interdisciplinaridade, em parceria com o Professor de Portugal Luis Oosterbeek e em julho ministrou um modulo sobre a temática da Desertificação.


No concernente à publicação, livro de referência sobre Cabo Verde foi lançado em 2012 organizado pela Profa. Vládia Oliveira e a contar com resultados das pesquisas desenvolvidas à época.


PROJETOS DE NATUREZA MISTA


Projetos em escala global foram desenvolvidos, envolvendo instituições internacionais de vários países.
a) EUROBROADMAP: contou com participação do professor Eustógio Dantas. O presente projeto de pesquisa considerou as representações coletivas dos alunos em relação à Europa e Mundo. Contou com financiamento da Comunidade Européia e envolveu diversas instituições de ensino no Brasil (USP, UFC, UFRG e UFAM) e em outros continentes (Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); Université de Paris Diderot Paris 7; Université Libre de Belgique; Centro de Estudos Geográficos (Portugal); Nordic Center for Spatial Developement (Sweden), IRMCo (Malta); University Alexandru Ioan Cuza (Romania); Dokuz Evlul University (Turkey); CAUPA (Cameron); East China Normal University (China); Delhi School of Economics (Índia). (http://www.eurobroadmap.eu/). Foi lançado, em 2013, obra síntese da pesquisa desenvolvida em português: A visão da Europa no Brasil: as especificidades dos olhares alencarinos, em 2013.


b) PAEC OEA/GCUB: Em 2014 aderimos ao Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação – PAEC OEA/GCUB 2014, a envolver a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), por meio do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC). Este programa apoia estudantes graduados em nível superior das Américas mediante a oferta de bolsas acadêmicas para programas de Mestrado e de Doutorado em Universidades Brasileiras. Neste sentido reservamos uma quota de bolsa de doutorado do nosso Programa, em 2015, para atendermos uma aluna colombiana, Diana Tovar, orientada pelo Prof. Jeovah Meireles e, em 2016, uma aluna venezuelana, Gloria Bolivar, orientada pela Profa. Adryane Gorayeb.


c) PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE (Moçambique) e Dipartimento di Agraria, Costruzioni Rurali e Território Agroforestale da Università degli Studi Mediterranea (USM) di Reggio Calabria, Località Feo di Vito/ITÁLIA, onde são desenvolvidas pesquisas em conjunto entre professores do Brasil, Moçambique e Itália, com financiamento da universidade italiana, tendo como um dos integrantes das ações o professor permanente de nosso programa, o Prof. Flávio Rodrigues. O projeto tem como título “Projeto correlato: Application of Remote Sensing and GIS in Formulating Mitigation and Adaptation Strategies to Water Scarcity in Arid and Semi-arid zones of Mozambique”. Do conjunto de convênios internacionais firmados pode-se caracterizar a política de internacionalização do programa, com a apresentação das sete ações delineadoras: 1 - Otimização da qualidade de intercâmbio, em relação às instituições estrangeiras, pelo incentivo e direcionamento à realização de estágios pós doutorais em instituições Europeias, Americanas Africanas. 2 - Instauração de relações simétricas com instituições sediadas em países com diversificada e sólida formação acadêmica e e financiamento externo. Ex: Fundación Carolina (ES), Fullbright e National Science Foundation (EUA). 3 – Incentivo à formação de mestres e doutores em programas de apoio a recepção de estrangeiros. Como exemplo, um aluno de mestrado de Cabo Verde e dois de doutorado (de Colômbia e Venezuela), pelo programa da OEA. 4 - Envolvimento em co-orientações de doutorado (co-tutela) no estrangeiro, e recebimento de pós-doutorandos formados na Espanha. 5 – Fortalecimento da realização de doutorados sanduiches em Universidades parceiras de países como Portugal, Argentina, Espanha e Estados Unidos. 6 - Incorporação de professores visitantes estrangeiros em nosso Programa e associados a convênios estabelecidos, a exemplo da participação do Prof. Jean-Pierre Peulvast (U. Paris) e dos pesquisadores da TAMU-Texas. 7- Crescimento da projeção internacional da produção científica com veiculação de trabalhos em periódicos estrangeiros e publicação em inglês e participação na linha editorial da SPRINGER.