A pesquisa será desenvolvida em trabalho conjunto com professores de ensino fundamental e médio na Escola Família Agrícola na comunidade de Santa Cruz sertão dos Inhamuns no município de Independência, Ceará. O objetivo é investigar como se tem trabalhado a Geografia, enquanto disciplina escolar, em uma instituição que desenvolve seu trabalho no viés da Pedagogia da Alternância. Nos aportamos a esse estudo visto que as Escolas Famílias Agrícolas (EFA) são projetos de educação diferenciada, de cunho popular, que visa uma educação do campo contextualizada e emancipatória. Partindo dessa premissa, observaremos a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Para elaboração desta pesquisa, inicialmente serão realizadas leituras de obras sobre ensino de Geografia, educação do campo e cultura camponesa. A pesquisa será referenciada numa abordagem qualitativa e terá cunho participativo. Observarmos que a escola se apóia na leitura do campo como um lugar de vida e de futuro.

Em andamento

CNPq