A pesquisa propõe investigar as dificuldades na interação de três práticas espaciais contemporâneas: o turismo, a escolarização e a valorização patrimonial. Para o alcance desse propósito, lança mão de um mega projeto, de escala internacional, mas situado no coração do semiárido nordestino que, denominado Geopark Araripe. Sua demarcação específica focaliza a existência de um dilema ainda não devidamente enfrentado pelas políticas públicas das redes educacionais de ensino (notadamente a Rede Estadual e a Municipal): a experiência geográfica do professor da escola básica no conhecimento das unidades ambientais de conservação como fator fundamental de orientação das comunidades escolares, na proteção sistemática desses importantes bens patrimoniais da natureza. Os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, assim como outros estados da Região Nordeste, inscrevem-se no esforço de implantação de ações voltadas para um desenvolvimento sustentável.

Université de Paris IV - Sorbonne
FUNCAP