Descrição
A pesquisa será desenvolvida em trabalho conjunto com professores de ensino fundamental e médio na Escola Família Agrícola na comunidade de Santa Cruz sertão dos Inhamuns no município de Independência, Ceará. O objetivo é investigar como se tem trabalhado a Geografia, enquanto disciplina escolar, em uma instituição que desenvolve seu trabalho no viés da Pedagogia da Alternância. Nos aportamos a esse estudo visto que as Escolas Famílias Agrícolas (EFA) são projetos de educação diferenciada, de cunho popular, que visa uma educação do campo contextualizada e emancipatória. Partindo dessa premissa, observaremos a EFA Dom Fragoso, localizada no município de Independência, Ceará. Para elaboração desta pesquisa, inicialmente serão realizadas leituras de obras sobre ensino de Geografia, educação do campo e cultura camponesa. A pesquisa será referenciada numa abordagem qualitativa e terá cunho participativo. Observarmos que a escola se apóia na leitura do campo como um lugar de vida e de futuro.

Situação
Em andamento

Natureza
Pesquisa

Financiador(es)
CNPq
UFC

Equipes envolvidas
Laboratório de Estudos Geoeducacionais

Coordenação
Profª. Drª. Alexandra Maria de Oliveira

Descrição:
Este projeto tem como objetivo maior compreender o quadro de desigualdades sócio-espaciais na Região Metropolitana de Fortaleza associadas às condições de moradia, a partir do processo de favelização na forma como se expande, assim como buscando reconhecer as pressões impostas pelo mercado imobiliário e as respostas ofertadas pelas políticas públicas de desenvolvimento urbano e habitacional. Como objeto de estudo especifico, a Região Metropolitana de Fortaleza se destaca pela intensidade da expansão da favela como forma de moradia precária, bem como pela sua predominância. Apoiado no referencial teórico metodológico construído na rede de pesquisa Observatório das Metrópoles, pretende-se avançar nos estudos sobre a cidade espontânea, através do estabelecimento de um conjunto de questões norteadoras as quais buscam esclarecer associações entre a estrutura intra-urbana do espaço metropolitano definida a partir da distribuição espacial de suas categorias sócio-ocupacionais e o conjunto de áreas de ocupação, no sentido de compreender a diversidade tipológica destas áreas no universo metropolitano, bem como as disparidades que passam a se expressar no interior de cada favela. Como atividades visando a obtenção plena dos resultados destaca-se a realização de revisão bibliográfica, à sistematização de dados já coletados, no sentido de formular procedimentos metodológicos que possam permitir estudos comparativos entre os diferentes espaços metropolitanos.

Situação
Em andamento

Natureza
Pesquisa

Financiador(es)
CNPq.

Equipes Envolvidos:
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional.

Coordenação:
Prof. Dr. Luis Renato Pequeno.

Descrição:
Com a generalização do fenômeno da urbanização da sociedade e do território, que o Brasil atinge no final do século XX, ao lado da metropolização, principal característica da urbanização brasileira nas décadas de 1960 e 1970, o país passou por uma verdadeira revolução urbana, a partir dos anos de 1980, quando crescem também as cidades médias e local. Tais aspectos da realidade brasileira promovem a quebra de paradigmas, fazendo com que os antigos esquemas utilizados para classificar a rede urbana brasileira, as divisões regionais e as regiões metropolitanas, até hoje amplamente empregados, encontrem-se, em parte, ultrapassados, necessitando de uma revisão que dê conta da complexidade do presente. Tal realidade faz com que uma das vias de reconhecimento das mudanças seja a compreensão de como se processa a produção dos espaços urbanos não metropolitanos, aqui incluídas as cidades médias, reforçando a relevância dos trabalhos de investigação científica sobre as mesmas. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivos principais: a) analisar as diferentes funções desempenhadas pelas cidades médias escolhidas para estudo; b) avaliar as diferenças entre elas, distinguindo as que mais rapidamente se modernizam daquelas que mantém papéis regionais herdados; c) realizar uma pesquisa que contribuía para o adensamento da reflexão teórica sobre a noção de cidade média e amplie os conhecimentos sobre cidades assim denominadas, em diferentes regiões brasileiras. Como objeto de análise, tem-se um conjunto de onze cidades médias representativas da realidade brasileira, distribuídas por diferentes regiões. Como fundamentos de método, impõe-se a escolha de temas norteadores: difusão do agronegócio; descentralização espacial da produção industrial; difusão do comércio e dos serviços especializados; aprofundamento das desigualdades socioespaciais. Da mesma forma, como estratégia de ação, reunimos as variáveis e indicadores selecionados para análise em quatro eixos principais.

Situação
Em andamento

Natureza
Pesquisa

Financiador(es)
CNPq.

Equipes Envolvidos:
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional.

Coordenação:
Prof. Dr. Luis Renato Pequeno
Profª. Drª. Denise Elias

Descrição
Elaboração e aplicação de instrumentos de monitoramento dos impactos relacionados  à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016 na estrutura urbano-metropolitana onde serão realizados estes eventos, para além dos tradicionais instrumentos de mensuração econômica, correntemente utilizados. Neste sentido, intencionam-se elaborar uma metodologia e indicadores, baseados na experiência acumulada pelo Observatório das Metrópoles e utilizando a rede de instituições e pesquisadores já existente, constituída há 17 anos, envolvendo 97 principais pesquisadores e 59 instituições universitárias de pós-graduação, ONG´s e centros estaduais de pesquisa. Visa-se, com isso, permitir ao poder público um maior poder de decisão a partir dos estudos e indicadores produzidos, de forma a se maximizar os benefícios e minimizar os custos sociais resultantes dos eventos, além de desenvolver instrumental teórico e metodologia que possam ser aplicados a outros casos similares.

Situação
Em andamento

Natureza
Pesquisa

Financiador(es)
FINEP-RJ

Equipes Envolvidos
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional.

Coordenação
Profª. Drª. Maria Clélia Lustosa Costa

Descrição
Trata-se de um projeto de fomento ao desenvolvimento socioambiental de cará ter inter-institucional e interdisciplinar, envolvendo pesquisa, extensão e ensino em duas regiões do país, o semi-árido do Ceará e o domínio florestal da Amazônia, representado pelo estado do Pará. Envolve alunos e professores da UFPA de Bragança e a UFC de Fortaleza.

Financiamento
CAPES-DS
CNPq

Coordenador
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Equipe Envolvida
Laboratório Geoprocessamento
Laboratório de Geoecologia da Paisagem