Descrição
O estudo do Geopatrimônio tem representado uma estratégia global de conservação dos recursos naturais e cultuais. A reconfiguração de unidades de proteção, na escala internacional, visa a articulação de áreas especiais de registro da memória do planeta, associada às mais significativas transformações da cultura humana. A estruturação regional da Andaluzia contemporânea traz inúmeros exemplos técnicos de planificação desta articulação, no desenvolvimento de festas religiosas e eventos culturais como promotores da valorização patrimonial. Considerando o Turismo e a Educação Geográfica como mediadores decisivos na implementação dessa estratégia, delineamos esse projeto cujo objetivo central é: avaliar as transformações turísticas e educacionais dos "santuários" (lugares simbólicos) andaluzes, no intuito de estabelecer indicadores a sua valorização geopatrimonial. O Programa Master EURMED, da Universidade de Sevilha, vem desenvolvendo estudos sobre o planejamento turístico regional capaz de incorporar as variáveis da prática educativa de campo. Estas, tão caras e fundamentais na escolaridade da geografia, ganha nessa pesquisa uma dimensão analítica diferenciada. A partir da seleção de santuários tradicionais (religiosos) e naturais (paisagísticos), em diferentes províncias da Andaluzia, será possível mensurar, nos últimos 10 anos o papel desempenhado pelas visitas escolares no fortalecimento da conservação do geopatrimônio. Do ponto de vista empírico. Além da pesquisa documental, pretende-se avaliar in loco todo o conjunto de trabalhos desenvolvidos no Parque Nacional de Donana, no convívio com a grande Festa Religiosa de Nuestra Señora del Rocio (maio) e com a dinâmica urbana de seu entorno, polarizado pelas cidades de Sevilha, Huelva e Córdoba. É nas áreas que investigaremos as práticas educativas no uso desse geopatrimônio específico. Previsto para ser desenvolvido em 07 meses, o plano poderá representar um importante apoio a consolidação dos geossítios nordestinos.

Situação
Finalizado