Programa de Pós-Graduação em Geografia

A partir do redimensionamento citado acima definimos mecanismos de autoavaliação eficazes e a envolver docentes, discentes, técnicos e avaliadores externos,  assentados em três domínios: de autoavaliação no colegiado; de autoavaliação com a participação de parceiros internacionais; de autoavaliação com participação de membros externos. Nestes termos contamos com Assessoramento da Comissão de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, dado a  potencializar a construção de mecanismos a indicar instrumentos e procedimentos a utilizar na autoavaliação. Participamos para tanto de dois seminários, 12/12/2023 e em 16/08/2024.      

Na autoavaliação, o diálogo com os discentes, tanto aqueles em atividade como egressos, é imprescindível e neste sentido, além do pronunciamento dos primeiros no colegiado, a partir de seus representantes, dispomos de política voltada a constituição de dados agregados tanto do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação–SAP (https://prppg.ufc.br/pt/sistema-de-acompanhamento-de-pos-graduandos-sap/) como dos banco de dados associados às enquetes realizadas com envolvimento das comissões de avaliação discente e de acompanhamento de egressos, a nos orientar na ações a implementar no quadriênio e futuras. 

A citada plataforma integra a política de autoavaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG da UFC, sendo alimentada pelos discentes, a cada ano, desde 2016. A partir da referida apreendemos o maior desafio de nosso Programa, a saber, à concretização da internacionalização para os discentes, a partir do aprimoramento da proficiência em língua estrangeira dos alunos. 

A seguir, expomos resultados retirados diretamente do sistema, com as médias das respostas de 2021 a 2023, não dispondo ainda dos dados de 2024. As classificamos em dois níveis: de avaliação do programa e do domínio de línguas. Do resultado das citadas avaliações trabalhamos com a média dos três anos, grosso modo, com valores maiores concentrados nos estratos bom e excelente.   

MESTRADO (45 respondentes)

Qualidade das Aulas 

Média 2021 a 2023

Não se Aplica. (N.A.): 1.5%
Regular: 0%
Médio: 0%

Bom: 16%

Excelente: 82,5%

Laboratórios e Práticas Experimentais

2021

N.A.: 9,50%
Regular: 0%
Médio: 2,5%
Bom: 26,4%
Excelente: 61,6%
Infraestrutura

2021 a 2023

N.A.: 1,5%
Regular: 6,3%
Médio: 11,4%
Bom: 31%
Excelente: 49,8%

Material Bibliográfico

2021 a 2023

N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 6,25%
Bom: 17,9%
 Excelente: 74,4%
Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa

2021 a 2023 

N.A.: 8%
Regular: 0%
Médio: 10,3%
Bom: 35,55%
Excelente: 46,14%
Realização de eventos, seminários ou workshops

2021 a 2023

N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 7,72%
Bom: 37,83%
Excelente: 53%
Internacionalização no PPG

2021 a 2023

N.A.: 27,15%
Regular: 1,45%
Médio: 11,73%
Bom: 15,78%
Excelente: 43,89%

Domínio de línguas

Seu nível de proficiência pelo QCRE

2021 a 2023

Não sei (N.S): 49%
A1 e A2: 36%)
B1 e B2: 10%
C1 e C2: 5%
Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras

2021 a 2023

Não participo (N.P): 98,55%)
Nível 1: 0%
Nível 2: 1,45%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 0%
Sua participação em outros programas de Língua Inglesa

2021 a 2023

N.P: 82,15%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 2,56%
Outros cursos: 15,29%

DOUTORADO (89 respondentes)

Qualidade das Aulas

2021 a 2023

N.A.: 3%
Regular: 0,7%
Médio: 3%
Bom: 31%
Excelente: 62,3%
Laboratórios e Práticas Experimentais

2021 a 2023

N.A.: 7%
Regular: 6,9%
Médio: 0,63%
Bom: 35,95%
Excelente: 49,47%
Infra-Estrutura

2021-2022-2023

N.A.: 0,63%
Regular: 2,38%
Médio: 5,15%
Bom: 54,94%
Excelente: 36,9%
Material Bibliográfico

2021 a 2023

N.A.: 0%
Regular: 0,63%
Médio: 0,63%
Bom: 47,38%
Excelente: 51,36%)

Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa

2021 a 2023

N.A.: 1,26%
Regular: 4,5%
Médio: 3,14%
Bom: 50,9%
Excelente: 40,2%
Realização de eventos, seminários ou workshops

2021 a 2023

N.A.: 4,76%
Regular: 1,25%
Médio: 1,9%
Bom: 36,86%
Excelente: 55,23%
Experiência de internacionalização no PPG

2021 a 2023

N.A.: 14,36%
Regular: 2,14%
Médio: 3,63%
Bom: 29,87%
Excelente: 50%

Seu nível de proficiência pelo QCRE

2021 a 2023

N.S: 42,9%
A1 e A2: 42,2%
B1 e B2: 7,6%
C1 e C2: 7,3%

Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras

2021 a 2023

N.P: 94,83
Nível 1: 0%
Nível 2: 2,08%%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 3,09%

Sua participação em outros programas de Língua Inglesa

2021

N.P: 68,55%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 1,89%
Outros cursos: 29,56%

A UFC utiliza o SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno, do docente e do técnico-administrativo. Com o SIGAA os processos internos têm mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações. Este sistema serve como banco de dados e gestor de todas as ações relativas à administração e ao ensino: criação e alimentação de perfis, matrículas, ofertas de turmas, calendários, mensagens como mala direta aos alunos, dentre outras funcionalidades.

Relatório de Avaliação Discente - Avaliação Institucional

Relatório de Avaliação Docente - Avaliação Institucional

Relatório de Avaliação Egressos - Avaliação Institucional

A Comissão de Avaliação Docente (CAD) existe desde a criação do Doutorado, em 2012, e atualmente é composta pelos prof.s Elisa Zanella, Eustogio Dantas e Rubson Maia. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO V -DO CORPO DOCENTE): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno

A Comissão de Avaliação Discente (CADi) existe desde 2013 e atualmente é composta pelos prof.s Iara Gomes e Alexsandra Muniz pelos representantes discentes do Mestrado e Doutorado, atualmente os alunos: Anne Santos e Leon Xavier. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO IV - DO REGIME DIDÁTICO): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno. 

O acompanhamento dos egressos é realizado pela Coordenação, periodicamente, por meio da aplicação de questionários, via email. A partir de 2024, a Pró-Reitoria de Pesquisa instituiu a Avaliação Institucional Semestral para os docentes da Pós-graduação, estabelecendo recurso complementar aos demais no processos de autoavaliação e planejando do programa (www.ufc.br/a-universidade/avaliacao-institucional)

 

Apresentamos a nova identidade visual do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC!

O logotipo foi desenvolvido com base nos valores do Programa — seriedade, inovação, responsabilidade social e compromisso com a ciência — refletindo a formação de excelência de profissionais e pesquisadores em Geografia.

 

As cores adotadas não apenas garantem contraste e harmonia visual, mas também simbolizam a diversidade temática e territorial das linhas de pesquisa, funcionando como marcadores conceituais do PPGGeo. O arco cinza remete ao globo terrestre, conectando ciência, território e diálogo interinstitucional.

 

A nova identidade já pode ser utilizada em trabalhos acadêmicos, apresentações e mídias digitais. As opções estão disponíveis abaixo para download em formato PNG em seu formato original, com versões em escala de cinza e para fundos escuros.

 

Logo PPGGeo

Logo PPGGeo escala de cinza

Logo PPGGeo cores claras

Criado em 1963, o curso de Geografia da UFC se configura com a missão de formar professores e pesquisadores qualificados, contribuindo com a capacitação de técnicos para órgãos de planejamento do Estado do Ceará, como SUDEC, AUMEF, CODEF, ETENE-BNB e DNOCS. 

Entre os anos de 1980 e 2000, o Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFC adotou novas estratégias voltadas à qualificação de profissionais e à consolidação da Pós-Graduação em Geografia na UFC. Em 1987, foram implantados cursos de especialização voltados à formação de profissionais especializados, com destaque para os cursos "Nordeste: Questão Regional e Questão Ambiental" e "Análise Geoambiental e Técnicas de Avaliação em Recursos Naturais", que funcionaram até 1994, atendendo demandas de instituições e profissionais do Ceará e de outros estados do Nordeste. Esses cursos atraíram profissionais de diversas áreas e regiões, possibilitando a ampliação da área de formação de quadros, tanto em relação ao nível de formação quanto à origem dos egressos, os quais passaram a atuar em universidades e instituições públicas e privadas em todo o país.

Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFC

Em 1995, foi possível adentrar no domínio da formação strictus sensu, com o curso de mestrado interdisciplinar em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), o qual hoje, com três décadas de trajetória, constitui uma rede de pesquisa pioneira na escala do Nordeste. O ingresso no domínio da pós-graduação strictu sensu revela os primeiros elementos de inserção internacional, refletidos na consolidação de convênios com instituições como o Institut Français d’Urbanisme (IFU), Université de Paris IV, ALFA, WAVES, além do reforço da colaboração junto à sociedade civil em diversas frentes, como apoio à Arquidiocese de Fortaleza na delimitação de terras indígenas, elaboração de propostas de políticas públicas e organização de cursos e diagnósticos socioambientais em parceria com ONGs e movimentos sociais.

Além disso, o investimento na Pós-Graduação resultou na criação do Mestrado em Geografia, aprovado pela CAPES em 2003 e iniciado em 2004). O Doutorado foi aprovado em 2008 e iniciou suas atividades em 2009. 

Formação de profissionais

No contexto da formação profissional, o PPGG/UFC reforçou a Pós-Graduação na área em nível nacional, com rápida consolidação, evidenciada pelos bons resultados obtidos nas avaliações da CAPES. Entre 2006 e 2012, o Programa obteve nota 4; de 2013 a 2016, nota 5; e de 2017 a 2024, alcançou a nota 6, posicionando-se entre os melhores do país.

A implantação do curso de doutorado possibilitou a oferta de turmas vinculadas à política de solidariedade macrorregional entre programas especificamente DINTER (UERR/UFRR, de 2015 a 2018 e IFCE, de 2020 a 2025) e o acolhimento de estágios de pós-doutorado voltados a docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior no Brasil. Tais dimensões evidenciam a expressiva atuação dos egressos, especialmente em Instituições de Ensino Superior (IES).

No que diz respeito à formação de mestres e doutores, em 20 anos de existência do Programa, foram titulados 437 discentes, sendo eles 253 mestres e 184 doutores. No quadriênio de 2021 a 2024, o Programa formou 124 discentes, correspondendo a 26,22% do total de titulados em sua trajetória, sendo 56 mestres e 68 doutores. Entre as tese de doutorado, destacam-se aquelas vinculadas aos cursos DINTER, onde, no quadriênio anterior (2017 a 2020), totalizaram-se 15 doutores formados no DINTER/UERR-UFRR; e, em curso, 6 doutores já titulados no DINTER/IFCE.

No campo dos estágios de pós-doutoramento, o Programa contabilizou 56 estágios nos últimos 20 anos, dos quais 16 ocorreram no quadriênio atual (2021 a 2024). Tais estágios envolveram docentes vinculados a diversas instituições parceiras: UPE, UNB, UNILAB, UNIFESSPA, UNEMAT, UEA, UFRN, UERR, UFS, UECE, UVA, UFG, UNESPAR, UESB, UFMA, UFBA, UEL, UERN, IFCE, UEMS, PMF e URCA; com origem em diferentes estados do Brasil, além de parceiros internacionais provenientes da Inglaterra e da Espanha.

Quanto à inserção dos egressos, cerca de 70% daqueles que ingressaram na pós-graduação atuam hoje como docentes em instituições públicas de ensino, além de Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste.

Organização de eventos científicos

No contexto do PRINT/CAPES, entre 2022 e 2023, foram promovidos quatro eventos internacionais com significativa participação da comunidade acadêmica e a presença de instituições parceiras, como a UNAM (México), Le Mans Université (França), Universidad de Alicante (Espanha) e Universidade de Quilmes (Argentina). Essas atividades favoreceram o aprofundamento das pesquisas em rede, sendo marcadas pela inserção de discentes, egressos e parceiros nacionais.

No âmbito dos grupos de pesquisa, três eventos se destacaram em 2024: o II Encontro Internacional do Observatório da Energia Eólica, com a participação de pesquisadores da Argentina, Itália, França, Estados Unidos e Brasil; o Workshop TropiCool, realizado com pesquisadores brasileiros, suecos e portugueses vinculados ao Swedish Meteorological and Hydrological Institute (SMHI); e o IV Colóquio Internacional sobre Cidades Litorâneas e Turismo, que reuniu pesquisadores das universidades de Lisboa, Coimbra, Alicante e Roma.

Além disso, no que se refere à articulação com o Brasil Setentrional, em 2024, foi realizado o Congresso Internacional de Geoecologia das Paisagens e Planejamento Ambiental e o Seminário Internacional 20 anos de Ciência e Inovação, com apoio de instituições nacionais (UNIR, UECE, UVA e UFBA) e internacionais (CIRAD – França e Uniandes – Equador). Já em 2025, cita-se a organização do VIII Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial. 

Convênios nacionais e internacionais

No campo dos convênios internacionais, o Programa tem fortalecido suas redes de contato ao longo do tempo. De um lado, destacam-se os convênios firmados nos anos de 1980 e 1990, a exemplo do CAPES/COFECUB com o Institut Français d’Urbanisme / Université de Paris VIII, e da Convenção Internacional com a Université de Paris IV, firmada no início dos anos 2000. De outro lado, tem-se a ampliação do escopo internacional do Programa por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, realização de estágios de pós-doutoramento e atuação de docentes do Programa como professores visitantes em instituições estrangeiras.

Sobre a atuação dos docentes como professores visitantes destaca-se, no quadriênio atual, a participação do professor Alexandre Pereira, em 2021, e do professor Eustógio Dantas, em 2024, na Le Mans Université (França); ainda em 2024, o professor Eustógio Dantas também esteve na Université Catholique d´Angers (França).  No mesmo período, de 2023 e 2024, ressalta-se a vivência dos docentes Jeovah Meireles e Edson Silva como professores visitantes na Universidad de Salta (Argentina). 

No que diz respeito aos projetos, em atendimento à solicitação do Governo do Estado do Ceará, o Programa contribuiu, entre 2018 e 2021, com a construção do Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do Ceará (ZEEC). O projeto contou com a participação dos professores Jader de Oliveira Santos e Adryane Gorayeb, além de pesquisadores da UECE. Além disso, nos anos de 2019 a 2021, destaca-se a atuação do Programa na elaboração dos Planos Integrados de Regularização Fundiária (PIRF) das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim, Pici e Poço da Draga. A iniciativa envolveu uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das áreas de Sociologia, Arquitetura, Economia e Direito. Já no contexto nacional, destaca-se, também, a participação contínua do Programa na Rede Observatório das Metrópoles (2009–atual), financiada pelo INCT/CNPq, envolvendo docentes e discentes em projetos interinstitucionais. 

Quanto aos projetos de inovação, destaca-se a iniciativa do Programa Cientista Chefe – Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, financiado pela FUNCAP. Assim, nos anos de 2022 e 2023, houve o desenvolvimento do projeto “Planejamento, Criação e Implementação de Unidades de Conservação no Ceará”, o qual resultou na aprovação de um novo projeto, intitulado “Estratégias conservacionistas e de desenvolvimento sustentável em áreas prioritárias para conservação no Ceará”, para os anos de 2023 a 2025, estando em vigência atualmente. 

Assim, percebe-se que a trajetória do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC é marcada por uma expressiva expansão acadêmica, fazendo com que o PPGGeo/UFC se  configure como referência nacional e internacional, articulando ensino, pesquisa e extensão com forte compromisso social e inovação acadêmica.

 

LINHA DE PESQUISA 1 - ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA

 

Tem o objetivo de promover pesquisas concernentes à dinâmica da natureza e à análise geoambiental, política, econômica e cultural das cidades e suas redes, analisando mutações e permanências nas representações e novos sistemas geográficos de informação, ampliando configurações espaciais relativas à expansão urbana nas zonas úmidas e costeiras.

 

Docentes:

Profª. Drª. Adryane Gorayeb

Prof. Dr. Antônio Jeovah de Andrade Meireles

Prof. Dr. Alexandre Queiroz Pereira

Prof. Dr. Carlos Henrique Sopchaki

Prof. Dr. Christian Brannstrom

Prof. Dr. Edson Vicente da Silva

Prof. Dr. Eustógio Wanderley Correia Dantas

Prof. Dr. Fábio de Oliveira Matos

Profª. Drª. Lidriana de Souza Pinheiro

Profª. Drª. Maria Clélia Lustosa da Costa

Prof. Dr. Martín Alejandro Iribarnegaray

 

PROJETOS VINCULADOS À LINHA DE PESQUISA 1 - ESTUDO SOCIOAMBIENTAL DA ZONA COSTEIRA

 

LINHA DE PESQUISA 2 - NATUREZA, CAMPO E CIDADE NO SEMIÁRIDO

Tem o objetivo de estimular e desenvolver pesquisas relacionadas às estratégias de regionalização, conexão de fronteiras (nacionais/internacionais) e ocupação de territórios, por intermédio de desafios técnicos, culturais e geoeconômicos das políticas de modernização e interiorização do desenvolvimento agrário, ampliando configurações espaciais das regiões semiáridas e sertanejas.

 

Docentes:

Profª. Drª. Alexandra Maria de Oliveira

Profª Drª Alexsandra Maria Vieira Muniz

Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Prof. Dr. Dirceu Rogério Cadena de Melo Filho

Prof. Dr. Eduardo von Dentz

Prof. Dr. Flavio Rodrigues do Nascimento

Profª. Drª. Iara Rafaela Gomes

Prof. Dr. Jader de Oliveira Santos

Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva

Prof. Dr. Rubson Pinheiro Maia

Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante

Profª. Drª. Vládia Pinto Vidal de Oliveira

 

PROJETOS VINCULADOS À LINHA DE PESQUISA 2 - NATUREZA, CAMPO E CIDADE NO SEMIÁRIDO

Estabelecemos parceria com várias instituições de fomento internacional e nacionais, geradoras de recursos para a pesquisa e bolsas de estudo: National Science Foundation (NSF/EUA); a Fulbright EUA/ CAPES; PNUD; ONU; UNESCO; FCT (Portugal); CIRAD/Rede SIRMA; União Europeia (Global Challenges Research Fund); CNPq; ICMBIO; FUNCAP; Petrobras e Shell.

Todas as publicações e dissertações/teses devem mencionar o referido texto de agradecimento/menção ao órgão financiador, pois é é com esse financiamento que trabalhos de campo, publicações e etc vêm sendo custeados:

"O(s) autor(es) agradecem ao financiamento do PROEX/CAPES, processo nº 0348/2021/23038.008387/2021-53: Programa de Excelência Acadêmica."

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação possui os seguintes financiamentos ligados à Coordenação:

(i) Projeto PRINT/CAPES (01/11/2018 - 31/10/2024) - Proc. 88887.312019/2018-00, "Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change".

(ii) Programa CAPES/FUNCAP (01/02/2018 - 31/10/2021) - Proc. 88887.165948/2018-00: "Apoio às Estratégias de Cooperação Científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFC".

(iii) Projeto de Internacionalização do PPGGEO - FUNCAP (2023 a 2026) - Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará.

Modelo de Agradecimentos para ser utilizado em todas as teses, dissertações, livros, trabalhos de anais de eventos e artigos (nacionais e internacionais) que forem publicados/defendidos no período (2016 a 2025):

"Os autores agradecem ao financiamentos dos projetos CAPES PGPSE Proc.88887.123947/2016-00: Sistemas Ambientais costeiros e ocupação econômica do Nordeste;

CAPES PRINT Proc. 88887.312019/2018-00: Integrated socio-environmental technologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate change; e Programa CAPES/FUNCAP Proc. 88887.165948/2018-00: Apoio às Estratégias de Cooperação Científica do Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFC."

Bolsas de estudo de mestrado e doutorado são garantidas, principalmente, pela FUNCAP e CAPES. Na lista a seguir, encontra-se a relação de bolsistas em atividade no Programa:

Relação de bolsistas em atividade - semestre 2025.1 - atualizado em 7 de fevereiro de 2025.

print-ppgeo