Divulgamos a todos com muita alegria que o Prof. Jeovah Meireles aprovou o projeto “Gestão dos Ecossistemas Costeiros Frente às Mudanças Globais: Teoria e Prática desde a Interdisciplinaridade”, na segunda chamada do programa da Escola de Altos Estudos (Edital n.04/2015). Nesta edição, foram aprovados apenas seis projetos em todo o Brasil, sendo o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará um dos contemplados da região Nordeste.
Diante do êxito e da grande repercussão dos resultados positivos obtidos na primeira versão do programa da Escola de Altos Estudos (EAE), também coordenado pelo Prof. Jeovah Meireles e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC em 2015, este novo projeto aprovado para 2017 será muito mais ambicioso que o projeto anterior, pois terá uma associação entre os programas de pós-graduação de Geografia (UFC), em Ciências Marinhas Tropicais (LABOMAR) e Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Desta vez, a programação será dividida em duas partes que se integram e se complementam, com cursos sendo ministrados por quatro professores estrangeiros: dois especialistas em Ciências Marinhas e outros dois especialistas socioambientais vinculados ao Institut de Ciència i Tecnologia Ambientals (ICTA) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), no caso os doutores Sergio Rossi, Patrizia Ziveri, Esteve Corbera Elizalde e Isabel Ruiz-Mallén.
Portanto, a EAE 2017 PosGeo-UFC irá decorrer da possibilidade de caracterização dos processos ambientais costeiros, atualização científica e sistemática de elaboração de banco de dados interdisciplinar e criação de procedimentos metodológicos. O curso irá desenvolver nos discentes habilidades essenciais a partir das aulas teóricas e práticas (trabalhos de campo), proporcionando aos alunos ferramentas metodológicas necessárias para conduzir pesquisas quantitativas e qualitativas. Um diferencial desta proposta é não existir outro curso semelhante ofertado em universidades brasileiras (abordagem global interdisciplinar com as conexões locais e regionais), além de ser pioneiro também em um contexto mundial, mesmo em áreas de excelência reconhecida como Europa, Estados Unidos e Canadá.
Maiores detalhes referentes à ementa, carga horária, período de aulas etc. serão divulgados na abertura do semestre 2017.1, junto à coordenação do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC.
Para obter maiores informações sobre o Programa Escola de Altos Estudos acesse: http://www.capes.gov.br/component/content/article/36-salaimprensa/noticias/8152-capes-aprova-seis-projetos-para-escola-de-altos-estudos