Descrição
Três grandes objetivos identificam a parceria que este projeto estabelece para os anos de 2010-2011, mobilizando positivos impactos regionais, junto a dois outros centros de Pós Graduação em Geografia: Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal de Sergipe. Seus objetivos são: analisar o uso e a valorização das festas populares a partir das paisagens culturais nos estados de Goiás, do Ceará e Sergipe como forma de repensar a apropriação do espaço. Refletir sobre as políticas culturais e o sentido político, econômico e social das políticas culturais desenvolvidas por parte de cada secretaria estadual de cultura; fortalecer linhas de pesquisa sobre espaço e práticas culturais, em Programas de pós-graduação em Geografia nas universidades federais de Sergipe, Ceará e de Goiás. Este último, comportando o intercâmbio de pesquisadores (professores e mestrandos) promove diretamente a realização de um trabalho em parceria capaz de sedimentar conhecimento integrado das realidades regionais; e, nos próximos anos, convênios interinstitucionais voltados a ampliação da mobilidade acadêmica entre os respectivos mestrados e doutorados dos três programa.
Situação
Encerrado
Natureza
Extensão
Finaciador(es)
Capes/ Ministério da Cultura
Equipes Envolvidas
Laboratório de Estudos Geoeducacionais
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional
Coordenação
Prof. Dr. Christian Dennys d Monteiro de Oliveira
Descrição
Tem como objetivo central: atender as demandas de formação continuada e qualificação para as práticas docentes das Comunidades do Litoral Leste do Ceará. Notadamente as localidades de Redonda e Barreiras, em Icapuí-CE, e de Jardim e Pontal do Maceió, em Fortim-CE, cujos professores participaram do Projeto de Extensão Humanas oferecido em 2006 pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre seus objetivos específicos destaca-se o estabelecimento uma articulação entre os saberes científicos e tradicionais, saberes escolares e saberes locais, levando a um ensino contextualizado que articule especificidades locais e características globais contemporâneas. O que denota o compromisso regional dessa parceria Programa, com Pró-Reitoria de Graduação da UFC e as entidades locais, para que o exercício da formação de docentes não ignores os conhecimentos tradicionais na qualificação da escolaridade básica.
Situação
Em andamento
Natureza
Extensão
Finaciador(es)
Capes/ Ministério da Cultura
Equipes Envolvidas
Laboratório de Estudos Rurais e Territoriais
Coordenação
Profa. Dra. Maria do Ceú de Lima
Descrição:
O presente projeto de extensão visa propiciar uma leitura histórica e geográfica do espaço urbano a partir de elaboração de textos e roteiros de trilhas urbanas na cidade de Fortaleza.O Centro foi selecionado como área de por se constituir um patrimônio de valor inestimável. Em Fortaleza, a história e a geografia do Ceará confundem-se com ruas, esquinas, praças e alguns casarões da área central.. Uma política de incentivo à criação e disseminação de equipamentos culturais e recuperação de fachadas e edificações têm requalificado o centro, ocasionando um processo de “redescoberta” daquela área, especialmente por um segmento social mais abastado e pelos turistas. Qualquer pesquisa sobre lugares da memória e expressão urbana em Fortaleza apontará o centro como local de concentração de um universo de símbolos e significados identitários do Ceará. Tal projeto envolve os Laboratórios de Planejamento Urbano e Regional e Ensino de Geografia.
Situação
Em andamento
Natureza
Extensão
Finaciador(es)
Universidade Federal do Ceará
Equipes Envolvidas
Laboratório de Palnejamento Urbano e Regional
Coordenação
Prof. Dr. José Borzacchiello da Silva
Descrição:
Desde 2001 promove-se, anualmente, o curso de formação sobre a realidade brasileira, contando com a Cordenação e participaão de professores dos Departamentos de Geografia e Economia Doméstica. O mesmo objetiva promover a formação de jovens a partir das discussões acerca das problemáticas econômicas, históricas, sociais e culturais que afetam a área rural no Ceará, enfatizando a importância do papel da juventude na construção da reforma agrária no Brasil. Ofertado no mês de agosto, o curso tem duração de 3 dias e envolve formação de aproximadamente 300 jovens.
Situação
Em andamento
Natureza
Extensão
Finaciador(es)
Universidade Federal do Ceará
INCRA
Equipes Envolvidas
Laboratório de Estudos Rurais
Coordenação
Prof. Dr. José Levi Furtado Sampaio
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