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Autoavaliação do Programa
A partir do redimensionamento citado acima definimos mecanismos de autoavaliação eficazes e a envolver docentes, discentes, técnicos e avaliadores externos, assentados em três domínios: de autoavaliação no colegiado; de autoavaliação com a participação de parceiros internacionais; de autoavaliação com participação de membros externos. Nestes termos contamos com Assessoramento da Comissão de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, dado a potencializar a construção de mecanismos a indicar instrumentos e procedimentos a utilizar na autoavaliação. Participamos para tanto de dois seminários, 12/12/2023 e em 16/08/2024.
Na autoavaliação, o diálogo com os discentes, tanto aqueles em atividade como egressos, é imprescindível e neste sentido, além do pronunciamento dos primeiros no colegiado, a partir de seus representantes, dispomos de política voltada a constituição de dados agregados tanto do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação–SAP (https://prppg.ufc.br/pt/sistema-de-acompanhamento-de-pos-graduandos-sap/) como dos banco de dados associados às enquetes realizadas com envolvimento das comissões de avaliação discente e de acompanhamento de egressos, a nos orientar na ações a implementar no quadriênio e futuras.
A citada plataforma integra a política de autoavaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG da UFC, sendo alimentada pelos discentes, a cada ano, desde 2016. A partir da referida apreendemos o maior desafio de nosso Programa, a saber, à concretização da internacionalização para os discentes, a partir do aprimoramento da proficiência em língua estrangeira dos alunos.
A seguir, expomos resultados retirados diretamente do sistema, com as médias das respostas de 2021 a 2023, não dispondo ainda dos dados de 2024. As classificamos em dois níveis: de avaliação do programa e do domínio de línguas. Do resultado das citadas avaliações trabalhamos com a média dos três anos, grosso modo, com valores maiores concentrados nos estratos bom e excelente.
MESTRADO (45 respondentes)
Qualidade das Aulas
Média 2021 a 2023
Não se Aplica. (N.A.): 1.5%
Regular: 0%
Médio: 0%
Bom: 16%
Excelente: 82,5%
Laboratórios e Práticas Experimentais
2021
N.A.: 9,50%
Regular: 0%
Médio: 2,5%
Bom: 26,4%
Excelente: 61,6%
Infraestrutura
2021 a 2023
N.A.: 1,5%
Regular: 6,3%
Médio: 11,4%
Bom: 31%
Excelente: 49,8%
Material Bibliográfico
2021 a 2023
N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 6,25%
Bom: 17,9%
Excelente: 74,4%
Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa
2021 a 2023
N.A.: 8%
Regular: 0%
Médio: 10,3%
Bom: 35,55%
Excelente: 46,14%
Realização de eventos, seminários ou workshops
2021 a 2023
N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 7,72%
Bom: 37,83%
Excelente: 53%
Internacionalização no PPG
2021 a 2023
N.A.: 27,15%
Regular: 1,45%
Médio: 11,73%
Bom: 15,78%
Excelente: 43,89%
Domínio de línguas
Seu nível de proficiência pelo QCRE
2021 a 2023
Não sei (N.S): 49%
A1 e A2: 36%)
B1 e B2: 10%
C1 e C2: 5%
Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras
2021 a 2023
Não participo (N.P): 98,55%)
Nível 1: 0%
Nível 2: 1,45%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 0%
Sua participação em outros programas de Língua Inglesa
2021 a 2023
N.P: 82,15%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 2,56%
Outros cursos: 15,29%
DOUTORADO (89 respondentes)
Qualidade das Aulas
2021 a 2023
N.A.: 3%
Regular: 0,7%
Médio: 3%
Bom: 31%
Excelente: 62,3%
Laboratórios e Práticas Experimentais
2021 a 2023
N.A.: 7%
Regular: 6,9%
Médio: 0,63%
Bom: 35,95%
Excelente: 49,47%
Infra-Estrutura
2021-2022-2023
N.A.: 0,63%
Regular: 2,38%
Médio: 5,15%
Bom: 54,94%
Excelente: 36,9%
Material Bibliográfico
2021 a 2023
N.A.: 0%
Regular: 0,63%
Médio: 0,63%
Bom: 47,38%
Excelente: 51,36%)
Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa
2021 a 2023
N.A.: 1,26%
Regular: 4,5%
Médio: 3,14%
Bom: 50,9%
Excelente: 40,2%
Realização de eventos, seminários ou workshops
2021 a 2023
N.A.: 4,76%
Regular: 1,25%
Médio: 1,9%
Bom: 36,86%
Excelente: 55,23%
Experiência de internacionalização no PPG
2021 a 2023
N.A.: 14,36%
Regular: 2,14%
Médio: 3,63%
Bom: 29,87%
Excelente: 50%
Seu nível de proficiência pelo QCRE
2021 a 2023
N.S: 42,9%
A1 e A2: 42,2%
B1 e B2: 7,6%
C1 e C2: 7,3%
Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras
2021 a 2023
N.P: 94,83
Nível 1: 0%
Nível 2: 2,08%%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 3,09%
Sua participação em outros programas de Língua Inglesa
2021
N.P: 68,55%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 1,89%
Outros cursos: 29,56%
A UFC utiliza o SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno, do docente e do técnico-administrativo. Com o SIGAA os processos internos têm mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações. Este sistema serve como banco de dados e gestor de todas as ações relativas à administração e ao ensino: criação e alimentação de perfis, matrículas, ofertas de turmas, calendários, mensagens como mala direta aos alunos, dentre outras funcionalidades.
Relatório de Avaliação Discente - Avaliação Institucional
Relatório de Avaliação Docente - Avaliação Institucional
Relatório de Avaliação Egressos - Avaliação Institucional
A Comissão de Avaliação Docente (CAD) existe desde a criação do Doutorado, em 2012, e atualmente é composta pelos prof.s Elisa Zanella, Eustogio Dantas e Rubson Maia. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO V -DO CORPO DOCENTE): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno.
A Comissão de Avaliação Discente (CADi) existe desde 2013 e atualmente é composta pelos prof.s Iara Gomes e Alexsandra Muniz pelos representantes discentes do Mestrado e Doutorado, atualmente os alunos: Anne Santos e Leon Xavier. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO IV - DO REGIME DIDÁTICO): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno.
O acompanhamento dos egressos é realizado pela Coordenação, periodicamente, por meio da aplicação de questionários, via email. A partir de 2024, a Pró-Reitoria de Pesquisa instituiu a Avaliação Institucional Semestral para os docentes da Pós-graduação, estabelecendo recurso complementar aos demais no processos de autoavaliação e planejando do programa (www.ufc.br/a-universidade/avaliacao-institucional)
PORTARIA Nº 01 de 13 de Novembro 2024
PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOCENTE para vigência no Quadriênio 2025-2028, considerando os resultados do exercício estratégico de autoavaliação, promovido ao longo do ano de 2024, em consonância as alterações no texto regimental dos Artigos 43/44 que tratam do Corpo Docente do Programa.
EDITAL 01/2025 DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – SELEÇÃO PARA MESTRADO EM GEOGRAFIA / TURMA 2025.2
Serão ofertadas ATÉ 17 (dezessete) vagas para o Curso de Mestrado, sendo 9
(nove) vagas para Ampla Concorrência e 8 (oito) vagas para Políticas de Ações
Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos: 2 (duas) vagas para pessoas
autodeclaradas negras (pretas ou pardas); 2 (duas) vagas para pessoas autodeclaradas
indígenas; 2 (duas) vagas para pessoas com deficiência e 2 (duas) vagas para pessoas
autodeclaradas quilombolas.
Período de inscrições: de 07/04/2025 a 22/04/2025.
As inscrições deverão ser feitas on-line, via sistema SIGAA, através do endereço http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba Processos Seletivos - Stricto Sensu).
Mestrado - 2024.2
TURMA 2024.2 - MESTRADO
Mestrando(a): Yago de Mesquita Falcão
Título do projeto: Entre obras, mares e jangadas: o litoral fortalezense enviesado na literatura
Orientador(a): Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Luiz Guilherme Falcão dos Santos
Título do projeto: Análise dos impactos das políticas de agricultura urbana e periurbana em áreas vulneráveis de Fortaleza, CE: abordagem socioambiental para subsidiar políticas urbanas sustentáveis
Orientador(a): Profª Drª Iara Rafaela Gomes
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Paula Giselle Ferreira Pascoal
Título do Projeto: Fragilidade ambiental do município de Pereiro, Ceará.
Orientador(a): Prof. Dr. Flavio Rodrigues do Nascimento
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Victória Maria Dias Lima
Título do projeto: Eventos extremos e desastres naturais em serras úmidas do Ceará: o caso do Maciço de Baturité
Orientador(a): Prof. Dr. Flavio Rodrigues do Nascimento
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Emanuel Da Costa Pereira
Título do projeto: A paisagem sonora do Carnaval de Fortaleza-CE na percepção da comunidade surda.
Orientador(a): Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira
Prazo para Qualificação Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Maria Eduarda Oliveira de Lima
Título do projeto: Espaço e economia urbana: o varejo de supermercados em Fortaleza
Orientador(a): Profª Drª Alexsandra Maria Vieira Muniz
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Thais Menezes Lopes
Título do projeto: Geodiversidade, geoturismo e geoeducação na região de planejamento dos Sertões dos Crateús-CE: potencialidades e desafios
Orientador(a): Prof. Dr. Carlos Henrique Sopchaki
Prazo para Qualificação Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Ítalo Dias Lemos Jatay
Título do projeto: Região turística e matriz econômica da costa no litoral do Ceará: conceito, valor e importância para o Nordeste.
Orientador(a): Prof. Dr. Eustógio Wanderley Correia Dantas
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Wesley Gomes Ferreira
Título do projeto: Análise dos parques públicos urbanos requalificados nas periferias do município de Fortaleza – CE
Orientador(a): Prof. Dr. Alexandre Queiroz Pereira
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Wilber Madson Pinheiro Holanda
Título do projeto: Aspectos morfoestrururais na formação de cavidades tipo tafoni.
Orientador(a): Prof. Dr. Rúbson Pinheiro Maia
Prazo para Qualificação Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Thiago Silva de Aquino
Título do projeto: Análise espacial multicritério como ferramenta de avaliação para a instalação dos parques de energia eólica e solar no nordeste brasileiro
Orientador(a): Profª Drª Adryane Gorayeb
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Juliana Oliveira Andrade
Título do projeto: Metrópole do entretenimento: a (re) invenção do réveillon de Fortaleza - Ce nas gestões municipais 2013, 2017 e 2021.
Orientador(a): Prof. Dr. Dirceu Rogério Cadena de Melo Filho
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Anderson da Silva Marinho
Título do projeto: Narrativas cartográficas: construindo novos caminhos para o planejamento socioambiental do monumento natural serra da Rajada (Caucaia – CE)
Orientador(a): Profª Drª Alexandra Maria de Oliveira
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Galadriel Pereira Da Silva
Título do projeto: Vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Fortaleza: a metrópole, a juventude e os cucas como estruturas de oportunidades
Orientador(a): Profª Drª Maria Clélia Lustosa da Costa
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
Mestrando(a): Antonio Cesar Camelo Pereira
Título do projeto: O Papel da mulher na agricultura familiar, um estudo de caso na comunidade do Xique-Xique, São Benedito/ CE
Orientador(a): Profª Drª Alexandra Maria de Oliveira
Prazo para Qualificação: Março/2026
Prazo para Defesa: Setembro/2026
Situação: Em andamento
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