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A partir do redimensionamento citado acima definimos mecanismos de autoavaliação eficazes e a envolver docentes, discentes, técnicos e avaliadores externos,  assentados em três domínios: de autoavaliação no colegiado; de autoavaliação com a participação de parceiros internacionais; de autoavaliação com participação de membros externos. Nestes termos contamos com Assessoramento da Comissão de Planejamento Estratégico e Avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, dado a  potencializar a construção de mecanismos a indicar instrumentos e procedimentos a utilizar na autoavaliação. Participamos para tanto de dois seminários, 12/12/2023 e em 16/08/2024.      

Na autoavaliação, o diálogo com os discentes, tanto aqueles em atividade como egressos, é imprescindível e neste sentido, além do pronunciamento dos primeiros no colegiado, a partir de seus representantes, dispomos de política voltada a constituição de dados agregados tanto do Sistema de Avaliação da Pós-Graduação–SAP (https://prppg.ufc.br/pt/sistema-de-acompanhamento-de-pos-graduandos-sap/) como dos banco de dados associados às enquetes realizadas com envolvimento das comissões de avaliação discente e de acompanhamento de egressos, a nos orientar na ações a implementar no quadriênio e futuras. 

A citada plataforma integra a política de autoavaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG da UFC, sendo alimentada pelos discentes, a cada ano, desde 2016. A partir da referida apreendemos o maior desafio de nosso Programa, a saber, à concretização da internacionalização para os discentes, a partir do aprimoramento da proficiência em língua estrangeira dos alunos. 

A seguir, expomos resultados retirados diretamente do sistema, com as médias das respostas de 2021 a 2023, não dispondo ainda dos dados de 2024. As classificamos em dois níveis: de avaliação do programa e do domínio de línguas. Do resultado das citadas avaliações trabalhamos com a média dos três anos, grosso modo, com valores maiores concentrados nos estratos bom e excelente.   

MESTRADO (45 respondentes)

Qualidade das Aulas 

Média 2021 a 2023

Não se Aplica. (N.A.): 1.5%
Regular: 0%
Médio: 0%

Bom: 16%

Excelente: 82,5%

Laboratórios e Práticas Experimentais

2021

N.A.: 9,50%
Regular: 0%
Médio: 2,5%
Bom: 26,4%
Excelente: 61,6%
Infraestrutura

2021 a 2023

N.A.: 1,5%
Regular: 6,3%
Médio: 11,4%
Bom: 31%
Excelente: 49,8%

Material Bibliográfico

2021 a 2023

N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 6,25%
Bom: 17,9%
 Excelente: 74,4%
Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa

2021 a 2023 

N.A.: 8%
Regular: 0%
Médio: 10,3%
Bom: 35,55%
Excelente: 46,14%
Realização de eventos, seminários ou workshops

2021 a 2023

N.A.: 1,45%
Regular: 0%
Médio: 7,72%
Bom: 37,83%
Excelente: 53%
Internacionalização no PPG

2021 a 2023

N.A.: 27,15%
Regular: 1,45%
Médio: 11,73%
Bom: 15,78%
Excelente: 43,89%

Domínio de línguas

Seu nível de proficiência pelo QCRE

2021 a 2023

Não sei (N.S): 49%
A1 e A2: 36%)
B1 e B2: 10%
C1 e C2: 5%
Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras

2021 a 2023

Não participo (N.P): 98,55%)
Nível 1: 0%
Nível 2: 1,45%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 0%
Sua participação em outros programas de Língua Inglesa

2021 a 2023

N.P: 82,15%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 2,56%
Outros cursos: 15,29%

DOUTORADO (89 respondentes)

Qualidade das Aulas

2021 a 2023

N.A.: 3%
Regular: 0,7%
Médio: 3%
Bom: 31%
Excelente: 62,3%
Laboratórios e Práticas Experimentais

2021 a 2023

N.A.: 7%
Regular: 6,9%
Médio: 0,63%
Bom: 35,95%
Excelente: 49,47%
Infra-Estrutura

2021-2022-2023

N.A.: 0,63%
Regular: 2,38%
Médio: 5,15%
Bom: 54,94%
Excelente: 36,9%
Material Bibliográfico

2021 a 2023

N.A.: 0%
Regular: 0,63%
Médio: 0,63%
Bom: 47,38%
Excelente: 51,36%)

Interações no Grupo e entre Grupos de Pesquisa

2021 a 2023

N.A.: 1,26%
Regular: 4,5%
Médio: 3,14%
Bom: 50,9%
Excelente: 40,2%
Realização de eventos, seminários ou workshops

2021 a 2023

N.A.: 4,76%
Regular: 1,25%
Médio: 1,9%
Bom: 36,86%
Excelente: 55,23%
Experiência de internacionalização no PPG

2021 a 2023

N.A.: 14,36%
Regular: 2,14%
Médio: 3,63%
Bom: 29,87%
Excelente: 50%

Seu nível de proficiência pelo QCRE

2021 a 2023

N.S: 42,9%
A1 e A2: 42,2%
B1 e B2: 7,6%
C1 e C2: 7,3%

Sua participação no programa Inglês sem Fronteiras

2021 a 2023

N.P: 94,83
Nível 1: 0%
Nível 2: 2,08%%
Nível 3: 0%
Nível 4: 0%
Nível 5: 3,09%

Sua participação em outros programas de Língua Inglesa

2021

N.P: 68,55%
Curso na Casa de Cultura Britânica da UFC: 1,89%
Outros cursos: 29,56%

A UFC utiliza o SIGAA, Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, para gerenciamento de disciplinas e de todas as informações relativas à vida acadêmica do aluno, do docente e do técnico-administrativo. Com o SIGAA os processos internos têm mais transparência, diminuição no uso de papeis, além de integração dos sistemas e informações. Este sistema serve como banco de dados e gestor de todas as ações relativas à administração e ao ensino: criação e alimentação de perfis, matrículas, ofertas de turmas, calendários, mensagens como mala direta aos alunos, dentre outras funcionalidades.

Relatório de Avaliação Discente - Avaliação Institucional

Relatório de Avaliação Docente - Avaliação Institucional

Relatório de Avaliação Egressos - Avaliação Institucional

A Comissão de Avaliação Docente (CAD) existe desde a criação do Doutorado, em 2012, e atualmente é composta pelos prof.s Elisa Zanella, Eustogio Dantas e Rubson Maia. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO V -DO CORPO DOCENTE): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno

A Comissão de Avaliação Discente (CADi) existe desde 2013 e atualmente é composta pelos prof.s Iara Gomes e Alexsandra Muniz pelos representantes discentes do Mestrado e Doutorado, atualmente os alunos: Anne Santos e Leon Xavier. As diretrizes que orientam as atividades da comissão estão no Regimento Interno do Programa (CAPÍTULO IV - DO REGIME DIDÁTICO): https://www.ppggeografia.ufc.br/index.php/pt-br/regimento-interno. 

O acompanhamento dos egressos é realizado pela Coordenação, periodicamente, por meio da aplicação de questionários, via email. A partir de 2024, a Pró-Reitoria de Pesquisa instituiu a Avaliação Institucional Semestral para os docentes da Pós-graduação, estabelecendo recurso complementar aos demais no processos de autoavaliação e planejando do programa (www.ufc.br/a-universidade/avaliacao-institucional)