O I Seminário Internacional “Cooperativismo y Desarrollo Rural” foi celebrado no período de 07 a 09 de novembro de 2022 nas dependências da Universidad de Alicante (España).Tratou-se de um evento científico e tecnológico organizado pela Universidad de Alicante (España) através do Grupo Internacional Oficial de Investigación “Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y Latinoamérica-COODRESUEL” em colaboração com o Instituto Universitario de Estudios Sociales en América Latina-IUESAL também da Universidad de Alicante. O Seminário teve como objetivo debater as diferentes formas de produção, cooperação e difusão de conhecimento científico, tecnológico e inovação direcionado para um novo paradigma de desenvolvimento rural, com base na dinâmica e experiências dos territórios rurais que sejam socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente sustentável.

O evento contou com a participação de professores da Universidad de Alicante (Espanha), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) (Brasil), Universidad Regional Autónoma de los Andes (UNIANDES) (Equador) e Le Mans Université (França), além de técnicos e presidentes de cooperativas vinculados a Organização das cooperativas do Brasil (OCB).

Imagem1

Merece destaque a participação das professoras Alexandra Maria de Oliveira e Adryane Gorayeb do Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC, com temáticas relacionadas ao Desenvolvimento Rural e a questão agrária no Brasil e ao Desenvolvimento de Energia Limpa no Ceará e na América Latina, respectivamente.

Imagem2Imagem3