vcoloquio

Em 2022 o V COLÓQUIO DE PESQUISADORES EM GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO DE GEOGRAFIA e o V  FÓRUM BRASILEIRO DO SEMIÁRIDO - VCPGFEG/VFBSA, estarão associados e nos trazendo para discussão - As temáticas físico-naturais na educação geográfica: perspectivas e práticas no Semiárido e no Brasil - a ser realizado no estado do Ceará, precisamente no em Sobral, no período de 26 a 29 de julho. O evento será transmitido de forma on line para todos os congressistas e algumas atividades serão presenciais para os palestrantes e organizadores do evento.

A associação dos eventos deve-se ao fato de ambos enfocarem a mesma temática, ou seja, os aspectos físicos-naturais na abordagem da ciência Geográfica. Movidos por experiências exitosas ao longo de suas edições e respaldados por conhecimento interdisciplinares enfocando com primazia os aspectos físicos-naturais, a soma dos esforços eclode com um olhar Geográfico embebecido de um somatório de experiências no campo da pesquisa, das atividades em comunidade e da educação geográfica.

É bom resgatar que no ano de 2009 realizou-se o primeiro Fórum Brasileiro do Semiárido na cidade de Sobral, Ceará, com o tema enfocando os recursos hídricos. Na oportunidade, contou com a participação dos alunos de graduação e pós-graduação. Até o ano de 2020 foram realizadas 4 edições e o envolvimento das instituições que contemplam o entendimento do semiárido fortaleceram as reuniões e discussões ao longo dos eventos, destacamos a participação do Instituto Nacional do Semiárido e da EMBRAPA.

Contudo, a participação expressiva da Rede de Pesquisadores de Pós-Graduação em Geografia do Norte-Nordeste-RENNEGEO, nos fez refletir que as várias discussões técnicas e atividades extensionistas no ambiente semiárido, as quais debruçavam ao longo dos eventos conduziu ao entendimento que a Educação Geográfica deveria se fazer ainda mais presente, dedicando uma edição especial e com atores específicos ao desenvolvimento de um projeto integrador de ensino,
pesquisa e extensão.

Desta forma, fez surgir o enlace com o Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia, o qual realizou a sua primeira edição no Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O mesmo vem sendo realizado com primazia aos estudos da Educação Geográfica, em particular a abordagem dos aspectos físicos-naturais.
A maturidade e avanços nas discussões das temáticas físicos-naturais certamente serão os elementos norteadores para aproximar e somar os conhecimentos já adquiridos nas diversas reuniões promovidas pelo Colóquio de Pesquisas em Geografia Física e os pesquisadores do Fórum do Semiárido.

Destacamos que nas quatro edições inicias do Colóquio foi possível identificar a abrangência das pesquisas desenvolvidas em instituições do território nacional, reunir diferentes sujeitos que se dedicam a pesquisar e refletir sobre a Geografia Física a partir das discussões realizadas na Área de Ensino de Geografia. Os registros afirmam que na terceira versão foi possível ampliar as discussões com pesquisadores das regiões Norte e Nordeste, interessados nas questões pertinentes ao Ensino
de Geografia, ao Currículo Nacional e às Temáticas Físico-Naturais.

Desta forma, o enlace do VCPGFEG/VFBSA visa também continuar o fortalecimento de um grupo de pesquisadores que fazem na educação geográfica um espaço salutar a promoção da ciência e a multiplicação do saber dos aspectos físicos-naturais do território brasileiro e aqui destacando o ambiente semiárido.