É com grande satisfação que anunciamos que o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC foi contemplado com recursos financeiros do Global Challenges Research Fund vinculado à University of Bath (UK).

O projeto tem como coordenadora geral a Profa. Dra. Mirella Di Lorenzo da University of Bath e como coordenadores locais professores do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Departamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de ter como parceiros professores do Departamento de Ciências Sociais da UFC, do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (Campus Fortaleza) e do Departamento de Geografia da Texas A&M University (EUA).

Recentemente, a Profa. Dra. Mirella esteve realizando pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia com a supervisão da Profa. Adryane Gorayeb, quando desenvolveu atividades de pesquisa no projeto do CNPq, já aprovado, que integra a Chamada 19/ 2017 - Nexus I “Tecnologias sociais e ações integradas de sustentabilidade para a garantia da segurança hídrica, energética e alimentar em nível comunitário no semiárido cearense”. Este projeto  está sendo desenvolvido no município de Forquilha, com escolas públicas e agricultores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e serviu de base e inspiração para a elaboração desta nova proposta que irá garantir a continuidade e a expansão das áreas foco da pesquisa.

O projeto aprovado com fundo internacional tem como título SmARTER: Sustainable Approaches for Resilience Building in NorTh East BRazil, iniciará suas atividades até julho de 2019, e tem por objetivo desenvolver estratégias de superação tecnológica que garantam o fornecimento de água, alimento e energia sustentável para pescadores do litoral do Ceará e do Rio Grande do Norte, assim como para agricultores familiares do semi-árido, por meio do planejamento territorial integrado e de estratégias de inovação tecnológica, de baixo custo e fácil manuseio.