O Projeto "Iniciativas para uma Gestão Costeira Sustentável" surgiu como proposta do Programa de Políticas Públicas e Organização do Instituto Terramar (organização não governamental, criada em 1993) no intuito de repensar e construir alternativas ao modelo de planejamento e gestão costeira em curso no Ceará. Estudos diversos mostram que esse modelo vem gerando graves impactos sócio-ambientais nas comunidades tradicionais, visto que, na maioria das vezes, leva-se em consideração apenas aspectos econômicos. Diante dessa realidade consideramos essencial realizar em parceria (Departamento de Geografia/UFC e Instituto Terramar) esse projeto que objetiva diagnosticar as condições de uso e ocupação do solo e a situação posse da terra em 12 comunidades; refletir e apontar caminhos de uso sócio-ambientalmente responsáveis dos espaços costeiros; contribuir com o fortalecimento das lutas das comunidades pesqueiras em defesa de condições essenciais ao viver na zona costeira cearense (posse da terra, fortalecimento da pesca artesanal, educação, saúde, lazer...).

Instituto Terramar de Assessoria - Cooperação..

Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais