Descrição
O Projeto “De Olho na Água” foi implantado pela Fundação Brasil Cidadão (FBC) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Geografia da UFC, financiado pela Petrobras com recursos do Programa Petrobras Ambiental.  As atividades de pesquisa, ensino e extensão foram desenvolvidas no município de Icapuí, litoral leste do Estado do Ceará, constituindo-se num modelo pioneiro de abordagem integrada - meio ambiente e práticas para a melhoria da qualidade dos ecossistemas e da vida comunitária - para a sustentabilidade ambiental. Foi possível elaborar um significativo banco de dados constituído por um  detalhado diagnóstico ambiental com um conjunto de mapas temáticos de todas as comunidades litorâneas e da sede do município. Os componentes sócio-ambientais foram registrados com precisão cartográfica, constituindo-se no primeiro Sistema de Informação Geográfica (SIG) do litoral cearense. As análises bacteriológicas realizadas para o monitoramento da qualidade das águas superficial e subterrânea, no final do projeto, já apontaram para a melhoria ambiental e da qualidade da água subterrânea de vida da nas três comunidades que receberam 221 sistemas de biorremediação dos efluentes domiciliares (saneamento dos esgotos domiciliares) e 195 cisternas de ferrocimento (captação e armazenamento de águas pluviais). Os resultados do projeto também foram consolidados em relatórios de graduação e uma dissertação de mestrado. A base ambiental Estação Ambiental Mangue Pequeno - Centro de Referência, Viveiro de Mudas, Passarela e Observatório Jacumã - representa um conjunto de equipamentos de pesquisa disponibilizado para gerar conhecimentos técnico-científicos e tradicionais das comunidades litorâneas, fundamentando práticas ambientalmente sustentáveis e direcionadas para melhoria ambiental, cultural e econômica da sociedade icapuiense. Os resultados já foram replicados em diversas comunidades do litoral, da serra e do sertão. Centenas de estudantes universitários, mestrandos e doutorandos das mais diversificadas áreas do conhecimento, institutos e universidades da Europa, América Central e África depararam-se com práticas ambientalmente adequadas e de domínio comunitário, que viabilizaram o desenvolvimento local sustentável.

acesso site projeto

Situação
Concluído em novembro 2009

Natureza