Fase em desenvolvimento relacionada com o monitoramento dos estuários da RMF, onde estão sendo elaborados trabalhos de pesquisa envolvendo os pesquisadores e estudantes bolsistas e voluntários do Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da UFC. A partir de 2005 foram evidenciados estuários da costa oeste do estado. O litoral cearense, com seus 573km de extensão linear possui uma gama de paisagens e ecosistemas que são peculiares por sua beleza cênica e importância ecológica caracterizado por estar numa zona de contato entre os meios continental, marinho e atmosférico, podendo ser considerado uma unidade geosistêmica de interface, sujeita portanto a intensos intercâmbios de fluxos de matéria e energia. Tal fato leva a ocorrência de níveis de estabilidade natural bastante frágeis, onde o manejo adequado dos seus ecossistemas são necessários para a conservação dos recursos naturais e do conjunto do espaço geográfico litorâneo.

Entre os ambientes naturais de maior importância ecológica e econômica do litoral em questão destacam-se os estuários, em sua maioria ocupados por manguesais, sendo um dos maiores responsáveis pela produtividade pesqueira e pela estabilização da linha de costa. A sua conservação está diretamente intrinseca à harmonização paisagistica (atrativo ao turismo) e a produção biológica (pesca e aquicultura), sendo portanto justificáveis que pesquisas sejam realizadas visando uma maior compreensão de suas estruturas e processos atuantes, bem como analisar-se seus atuais estágios de uso e ocupação.

As áreas estuarinas da Região Metropolitana de Fortaleza encontram-se bastante modificadas quanto a qualidade de seu conjunto paisagistico e de seus componentes ambientais. Elevados  índices de antropisação tem levado à uma série de alterações sócio-ambientais que provocam efeitos nefastos tanto ao meio natural quanto à qualidade de vida da população.

Nesta etapa do projeto, objetiva-se analisar e monitorar a qualidade ambiental dos estuários dos rios Pacoti, Cocó, Maceió e Ceará, através de levantamentos específicos que venham a determinar o perfil atualizado de suas condições ecológicas.

Os resultados expressos em um diagnóstico socio-ambiental e propostas de manejo racional em base cientifica, darão uma contribuição expressiva ao poder público e as comunidades litorâneas, que poderão ser discutidas e implantadas através de um plano de ação conjunta.

Em base aos resultados obtidos nas 5 etapas anteriores do projeto, pretende-se implantar um modelo de recuperação da vegetação original em áreas de manguesal degradadas. Inicialmente a área piloto de replantio de mangue será o Lagamar do Cocó, expandindo-se posteriormente para outras zonas estuarinas da Região Metropolitana.

Como continuidade do diagnóstico dos estuários, efetuar-se-ão levantamentos fitosociológico em áreas representativas dos manguesais dos estuários dos rios Timonha e Jaguaribe. A escolha desses dois estuários deve-se aos seus significativos estados de conservação ambiental.

Será dado um maior enfoque quanto aos estudos da qualidade hídrica, dos impactos ambientais, o uso e ocupação do solo atual e as modificações ocorridas em uma escala espaço-temporal. A análise inicial desses aspectos servirão também para traçar um prognóstico de tendências de evolução dessas áreas estuarinas e identificar seus maiores problemas quanto aos impactos ambientais decorrentes ao uso inadequado desses ambientes.

Abrindo uma nova vertente de pesquisa, pretende-se analisar as condições climáticas e metereológicas das áreas estuarinas e seu entorno urbano na Região Metropolitana de Fortaleza. Com os resultados será possível diagnósticar os efeitos provocados pelos períodos de cheias e estiagens sobre o ecossistema manguesal e a população ribeirinha das zonas estuarinas.

Devido a uma maior proximidade física da Universidade Federal do Ceará, os estuários da Região Metropolitana poderão ter um melhor acompanhamento quanto aos trabalhos de monitoramento, obtendo-se assim, resultados mais eficazes e uma efetiva participação dos bolsistas na realização das pesquisas. Já os outros três estuários em estudo, por possuírem maiores extenções territoriais serão pesquisados em um período mais prolongado, porêm de forma detalhada e com a participação de toda a equipe de alunos, professores e pesquisadores. Obtendo-se assim uma maior integração quanto aos trabalhos de campo destas áreas.

Em uma etapa atual a pesquisa vem atuando tanto em escolas públicas e centros comunitários do entorno das áreas estuarinas através de efetivação de palestras sobre Educação Ambiental e de possibilidade de Ecoturismo nas planícies fluvio-marinhas.

Situação:

Natureza:

Fundação cearense de Apoio à Pesquisa - Auxílio financeiro.
CAPES-DS
CNPq