A pesquisa corresponde a uma etapa específica de investigação intra-regional na formação de uma rede de santuários (complexos centros de visitação e difusão da ação pastoral do catolicismo). Etapa esta demarcada por uma observação sistemática das formas de representação que a aprendizagem geográfica escolar atribui a estes locais. O estado do Ceará concentra um número relevante de manifestações da religiosidade popular (o maior número entre os estados nordestinos), onde a religiosidade organiza palcos privilegiados para processos simbólico-territoriais de regionalização, a partir de práticas devocionais massivas. Os exemplos mais tradicionais de Juazeiro do Norte (no Cariri) e de Canindé e Quixadá (no Sertão Central) não perfazem exceções; incluem-se em um processo mais amplo de diversificação da cultura religiosa predominante. Na metrópole de Fortaleza e em São Benedito (na Serra Grande ou da Ibiapaba), dois Santuários de Fátima, de desenvolvimento bem mais recente, ganham destaque e reestruturam suas áreas de entorno. Outros locais de festividades similares são sacralizados, em nove regiões episcopais do Ceará. Privilegiamos aqui quatro dessas regiões para desenvolvermos essa análise e interpretação. Nestas, oito santuários foram listados: três metropolitanos (Fátima, Assunção, e Santa Edwirges) e sete interioranos (Fátima da Serra Grande São Benedito, Mãe Rainha - Sobral, Rainha do Sertão - Quixadá, São Francisco das Chagas Canindé, N. S. das Dores - Juazeiro do Norte e Menino Jesus de Praga Chorozinho, N. S. da Saúde em Tabuleiro do Norte). São essas novas áreas de atração e irradiação que constituem uma polaridade de intervenções significativas. Intervenções geográficas básicas para compreender a articulação político-pedagógica territorial de um catolicismo, predominantemente mariano; cada vez mais cibernético e conservador, em um só tempo. Por isso mesmo merecedor de uma hermenêutica espacial, aqui identificada.
OBS – Projeto vinculado à Pesquisa - A dimensão territorial das festas populares e do turismo: estudos comparativos do patrimônio imaterial nos estados de Goiás, Ceará e Sergipe (2010-2012)

CAPES

Laboratório de Planejamernto Urbano e Territorial