Vulnerabilidade socioambiental na Região Metropolitana de Fortaleza resulta de pesquisas sobre Desigualdades Econômicas e Vulnerabilidade Socioambiental, desenvolvidas pelo Núcleo de Fortaleza do Observatório das Metrópoles. Insere-se na Linha II (Dimensão socioespacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana)  do Projeto “Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá”, financiada pelo CNPq, primeira versão inscrita no Instituto do Milênio e segunda recentemente aprovada no Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia (INCT). A Vulnerabilidade socioambiental percebe-se, principalmente, em áreas mais pobres, nas quais o intenso processo de crescimento das cidades não foi acompanhado de políticas apropriadas de geração de emprego e renda, implantação de infra-estrutura e serviços, bem como construção de habitações populares. Cria-se, nestes termos, uma massa de população vulnerável socialmente e a estabelecer-se em áreas vulneráveis ambientalmente (áreas de risco, favelas, cortiços, vazios urbanos e áreas de preservação ambiental), locais sem infra-estrutura, principalmente sem saneamento básico. Apresenta-se, com força, a reflexão em torno da noção de vulnerabilidade socioambiental, resultante da incapacidade da população vulnerável de se aproveitar da estrutura de oportunidades oferecidas na cidade. Trabalhando sobre esta temática na Região Metropolitana de Fortaleza, a presente obra se estrutura em duas partes. A primeira de caráter introdutório, fornecendo informações sobre a metrópole de Fortaleza e como se ela se constituiu no tempo. A segunda adentra na discussão em foco com apresentação e discussão dos conceitos fundamentais (vulnerabilidade, vulnerabilidade social, riscos ambientais, vulnerabilidade ambiental e vulnerabilidade socioambiental), da metodologia de construção do banco de dados e finaliza com indicação de estudos de caso a utilizarem-se da metodologia esboçada na Rede de Pesquisa do Observatório das Metrópoles.

COSTA, Maria Clélia Lustosa  e DANTAS, Eustógio Wanderley Correia [organizadores]. Vulnerabilidade socioambiental na região metropolitana – Fortaleza: Edições UFC, 2009. 298 p. il.; Isbn: 978-85-7282- 353-1 (Coleção Estudos Geográficos, 4)

À VENDA: