1.   O presente projeto de cooperação em ensino e pesquisa reúne três universidades públicas federais, sendo a Universidade Federal de Roraima – UFRR (proponente, STÉLIO SOARES TAVARES JÚNIOR), a Universidade Federal do Ceará – UFC (associada 1, Coordenador: FLAVIO RODRIGUES DO NASCIMENTO) e a Universidade Federal de Rondônia – UNIR (associada 2, Coordenadora: MARIA MADALENA DE AGUIAR CAVALCANTE), busca estimular a formação e qualificação de quadros pós-graduados, mobilidade docente e discente e a ampliação do conhecimento científico sobre as estratégias de Ordenamento Territorial em Comunidades de Interesse Socioambiental na Amazônia. Procura identificar e analisar as pequenas cidades e comunidades (comunidades tradicionais, indígenas e ribeirinhos) sobre influencias de grandes obras de infraestrutura de modo a identificar os conflitos sócio territorial que se desenrolam nas dimensões, regionais e ambientais nos estados envolvidos, no contexto da Amazônia, de modo a demostrar áreas prioritárias para a ação da gestão pública.

Seu objetivo geral é: Avaliar as estratégias de ordenamento territorial e socioambiental na Amazônia com ênfase nos estados de Roraima e Rondônia. O projeto tem cronograma de execução até 2023."

Ensino e Pesquisa

CAPES

Laboratório de Climatologia Geográfica E Recursos Hídricos (LCRH)
Laboratório de Geoprocessamento (LABOCART)