Projetos de pesquisa:
Projetos de pesquisa em vigência:
- Desertificação em sub-bacias hidrográficas no semiárido do estado do Ceará-Brasil e de Cabo Verde (África Insular): estudos comparativos através de indicadores geobiofísicos. (20222 – 2024)
- Integrated socio - environmental tecnologies and methods for territorial sustainability: alternatives for local communities in the context of climate changernatives for local communities int he contexto of climate change (2018 – 2024
Projetos de pesquisa antigos:
- Programa internacional de apoio à pesquisa e ao ensino por meio da mobilidade docente e discente internacional (capes/aulp) (2014 – 2018)
- Análise comparativa de indicadores geobiofísicos de três núcleos de desertificação das paisagens no semiárido do nordeste brasileiro. (2013 – 2016)
- Interplay among multiple uses of water reservoirs via innovative coupling of substance cycles in aquatic and terrestrial ecosystems (innovate) (2012 – 2016)
- Análise comparativa de indicadores geobiofísicos da desertificação e da dinâmica das paisagens nas microbacias hidrográficas de Ribeira Grande (Santiago - Cabo Verde) e do baixo Banabuiú (Jaguaribe-Ce-Brasil) l). (2012 – 2015)
- Análise comparativa de indicadores de desertificação na região dos Inhamuns (Ceará) e na ilha de Santiago no arquipélago de Cabo Verde (África) (2009-2012)
- Mapeamento de solos para otimização do aproveitamento da produtividade agrícola nas áreas de influências do PRONAF: região dos Inhamuns-Ce. (2009-2010)
- Análise sócio-ambiental das áreas degradadas de Cabo Verde (pró-África) (2007-2009)
- Zoneamento ecológico-econômico das áreas de influência direta do reservatório da barragem Castanhão (2005-2006)
- Estudo da degradação/desertificação e suas implicações sobre o balanço hídrico em sistemas de produção no semi-árido cearense (2004-2007)
- Diagnóstico geoambiental e socioeconômico e proposta de monitoramento das áreas estuarinas e manguezais dos rios Malcozinhado, Catú, Timonha e Jaguaribe, no Ceará (2003-2005)
- Elaboração do plano de manejo da área de proteção ambiental (apa) do rio curú, do rio mundaú, do rio Ceará, das dunas de Paracuru, das dunas de lagoinha. (2003-2005)
- Análise das condições eco-geográficas do parque botânico e as estratégias para implementação de planos de educação ambiental (2003-2004)
- Zoneamento ecológico-econômico do vale Piranhas-Açú (pb/rn) (2002-2002)
- Projeto ecologia de paisagens - programa WAVES (1998-2001)
- Diagnóstico e macrozoneamento ambiental do estado do Ceará. (1997-1999)
- Mapeamento do uso e ocupação do solo nas áreas de atuação do projeto mata branca no estado do Ceará. (1992-1995)
Profª. Drª. Marta Celina Linhares
• Estudo da Degradação/Desertificação em Irauçuba-CE
• Construindo Soluções - Resíduos Sólidos Urbanos - cidades de pequeno porte no Estado do Ceará
Laboratório(s) Envolvido(s)
. Laboratório de Climatologia Geográfica e Recursos Hídricos
Pacto Por Fortaleza
O projeto Pacto Por Fortaleza é uma iniciativa pioneira da Câmara Municipal que tem por objetivo pensar e debater a nossa cidade apresentando sugestões para os próximos 10 anos. Para tanto, são convidados a participar: vereadores, a sociedade civil organizada (entidades de classe e movimentos sociais), overnos federal, estadual e municipal, bem como toda a população de fortaleza que deseja apresentar suas contribuições.
Esta ação é desenvolvida através de reuniões e pesquisas baseadas em cinco eixos:
Eixo 1: Segurança Pública e CidadaniaMapeamento da Segurança Pública e violência em espaços urbanos na cidade de Fortaleza.
Coordenador: Prof. Dr. César Barreira - Dep. de Ciências Sociais UFC
Nos últimos anos têm ocorrido diversos debates e reflexões a respeito da insegurança pública nas grandes metrópoles. Todas as falas convergem para a conclusão de que em intensidade e proporção, a violência difusa tem se revelado como um dos maiores e mais graves problemas sociais que as cidades brasileiras vêm enfrentando nas últimas décadas.
Eixo 2: Desenvolvimento Econômico e Social - A cidade como projeção: Desigualdade sócio-econômica, segregação e espaço público.
Coordenadora: Profª. Drª. Irlys Alencar Firmo Barreira - Dep. de Ciências Sociais UFC
Os espaços urbanos contemporâneos são desiguais e segregadores, expressando os já conhecidos problemas das metrópoles brasileiras. De fato, a mundialização do capital e a intensificação da concorrência internacional engendraram transformações importantes não só na economia, como na organização da produção e gestão das cidades.
Eixo 3: Qualidade de VidaVulnerabilidade socioambiental de Fortaleza.
Coordenador: Prof. Dr. Eustógio Wanderley Correia Dantas, Profa. Dra. Maria Elisa Zanella e Profa. Msc. Maria Clélia Lustosa Costa - Dep. de Geografia UFC
Os problemas socioambientais urbanos têm sido objeto de reflexões dos estudiosos das cidades. Novas abordagens são incorporadas ao estudo do ambiente urbano, articulando a dinâmica social à natural.
Eixo 4: Mobilidade Urbana
Coordenadora: Profª. Drª. Nadja Glheuca Da Silva Dutra Montenegro
Fortaleza passa por uma crise de mobilidade urbana. Hoje, é a quinta maior capital do Brasil em termos opulacionais segundo dados do IBGE 2008 (2.550.000 hab.), e a capital com maior densidade emográfica do país, com 8.001 hab./km². Possui uma frota de veículos de 615.527 veículos (DETRAN-CE, 2009) que, somente nos últimos sete anos, cresceu 35%. Esse crescimento acelerado da frota de veículos na última década não foi acompanhado por políticas de adequação operacional do sistema de trânsito e transportes.
Eixo 5: Resíduos Urbanos e Geração de Renda - Estudo da cadeia produtiva de resíduos em Fortaleza com foco na utilização de insumos no setor de geração de gás e biodiesel.
Coordenador: Prof. João Bosco Furtado Arruda PhD - Dep. de Engenharia de Transportes UFC
Fortaleza, a 5ª maior cidade em população do Brasil, produz, hoje, um montante mensal de resíduos urbanos de 78.000 toneladas, equivalente a 2600 toneladas por dia e um pouco mais de 17 % do que produz São Paulo, a maior cidade da América Latina.
PACTO POR FORTALEZA (ACESSO SITE)
PACTO NA MÍDIA
. Lançamento do PACTO
. Lançamento do Pacto II
. Primeira Reunião do PACTO
REUNIÕES
. Pacto Parte 1
. Pacto Parte 2
. Pacto Parte 3
. Pacto Parte 4
. Pacto Parte 5
. Pacto Parte 6
. Pacto Parte 7
. Pacto Parte 8
. Pacto Parte 9
. Pacto Parte 10
Situação
Concluido
Natureza
Extensão
Finaciador(es)
BNB
Equipes Envolvidas
Laboratório de Planejamento Urbano e Regional
Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos
Coordenação
Prof. Dr. Eustógio Wanderley Cooreia Dantas
Profa. Dra. Maria Elisa Zanella
Profa. Msc. Maria Clélia Lustosa Costa
Projetos de pesquisa:
Projetos de pesquisa em vigência:
- Mudanças climáticas e desafios socioterritoriais: vulnerabilidades e resiliência nos ambientes semiáridos e litorâneos do Ceará (2023 – atual)
- Eventos extremos e desastres em serras úmidas do Ceará (2023 – atual)
- Covid-19: dimensão geográfica, educação e políticas públicas em Curitiba/PR, Rio de Janeiro/RI e Fortaleza/CE (2022 – atual)
- Monitoramento da Qualidade do Ar em Corredores de Transporte: Uma abordagem a partir da compreensão do transporte de cargas (2022 – atual)
- Mapeamento climático urbano em cidades médias (2020 – atual)
- Projeto TropiCool, Infraestrutura verde em cidades tropicais para redução do stress térmico e adaptação às alterações climáticas, o exemplo de Fortaleza, Ceará (2019 – atual)
- Clima e dengue no Estado do Ceará (2018 – atual)
- Desastres Naturais associados à dinâmica climática em ambientes semiáridos, subúmidos e úmidos (2012 – atual)
Projetos de pesquisa antigos:
- Clima urbano e arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em Fortaleza (2019 – 2023)
- Análise socioambiental da implantação de parques eólicos no Nordeste: perspectivas para a sustentabilidade da geração de energia renovável no Brasil (2017 – 2023) h
- Clima urbano e dengue em Fortaleza (2015 – 2019) l
- Clima urbano e dengue nas cidades brasileiras: riscos e cenários em face das mudanças climáticas globais (2014 – 2019)
- Episódios hidroclimáticos extremos: impactos, risco e vulnerabilidade socioambiental em Fortaleza (2011 – 2016)
- Metropolização e Mega-Eventos: os impactos da Copa do Mundo/2014 e Olímpiadas/2016 (2011 – 2015)
- Pacto por Fortaleza - a cidade que queremos até 2020 (2010 – 2010)
- O clima em espaços intra-urbanos de Fortaleza e região metropolitana no campo termodinâmico e físico-químico (2009 – 2023)
- O estudo do clima urbano em fortaleza sob o enfoque do sistema clima urbano - S.C.U.: um destaque para os episódios pluviométricos intensos e as inundações urbanas (2006 – 2008)
- Inundações urbanas em Curitiba-PR: impactos, riscos e vulnerabilidade socioambiental no bairro Cajuru (2002 – 2006)
- Diagnóstico ambiental e da qualidade de vida dos Tremembé de Almofala - município de Itarema – CE (1999 – 2000)
- Projeto ecologia de paisagens - Programa WAVES (1998 – 2001)
- Diagnóstico e macrozoneamento ambiental do estado do Ceará (1997 – 1999)
Projetos de Pesquisa
• Políticas de Acesso a Terra e Desenvolvimento Territorial
• Superexploração do Trabalho e do Trabalhador Sazonal
Laboratório(s) Envolvido(s)
. Laboratório de Estudos Agrários e Territoriais
Página 1 de 11