Os convênios estabelecidos com a África se inserem em racionalidade diferenciada das anteriores. Se até o presente evidenciamos quadro de busca da simetria, principalmente em relação às instituições sediadas nos países desenvolvidos, as parcerias aqui estabelecidas são fortemente voltadas a formação de quadros no continente considerado. Se insere, nestes termos, em política do governo central, de aproximação de nossas instituições de ensino superior e pautada em projeto aprovado no Pro-África. É nestes termos que os Programas de Pós-Graduação em Geografia e do PRODEMA, ambos da UFC, estabelecem convênio com a Fundação Alexandre de Gusmão, de Cabo Verde.

Desde o ano de 2006 que a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Alexandre de Gusmão assinaram o termo de cooperação técnica e científica voltado para a criação do Centro de Estudos Brasil­ Cabo Verde. No ano de 2007 a Pós-Graduação em Geografia se inseriu nesta política de solidariedade da UFC com o país irmão, com participação subsidiada por recursos do projeto "Análise sócioambiental das áreas degradadas de Cabo Verde", no bojo do edital Pró­África (CNPq) sob a Coordenação da Profa. Vládia Pinto Vidal de Oliveira. O referido projeto se pautou nos propósitos norteadores da política de solidariedade estabelecida e cujos propósitos foram: incentivar mestrandos e, doutorandos, a realizar trabalhos sobre Cabo Verde; realizar pesquisas in locus para subsidiar política externa brasileira com relação a Cabo Verde; publicação de trabalhos científicos sobre Cabo Verde; propiciar formação de doutores em nosso programa.

O projeto que redundou na cooperação internacional Brasil/Cabo Verde. Foi do Programa Pró-África concebido através do Edital MCT/CNPq 06/2007 que o projeto materializou o termo de cooperação técnica entre a Universidade Federal do Ceará - UFC e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário - INIDA, intitulando-se “ Análise Socioambiental das áreas degradadas de Cabo Verde”. Destinava-se a analisar de forma integrada e sistêmica o atual quadro socioambiental das áreas degradadas, com ênfase para a ilha de Santiago, considerando os indicadores de sustentabilidade ambiental e socioeconômica. À luz desse objetivo norteador, buscou-se desenvolver a pesquisa transdisciplinar com base nos seguintes propósitos: definir os ecossistemas através do estudo dos componentes socioambientais, analisando problemas pertinentes às áreas degradadas, práticas inadequadas de exploração da terra, turismo predatório, etc.; avaliar a capacidade de suporte dos sistemas ambientais com base nas suas potencialidades, limitações e vulnerabilidades; apresentar cenários desejáveis de desenvolvimento sustentável a partir do quadro de indicadores físico-naturais e de uso da terra; propor subsídios para implementação de programas de educação ambiental capazes atender às necessidades das comunidades envolvidas; subsidiar as políticas de desenvolvimento do turismo que inscrevem as áreas atrativas do litoral na nova lógica de valorização das praias como “lócus” privilegiado para o lazer.
É nestes termos que os Programas de Pós-Graduação em Geografia e do PRODEMA, ambos da UFC, estabeleceram convênios, com a Fundação Alexandre de Gusmão, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INIDA) e a partir de 2013 com a Universidade de Cabo Verde (UniCV).

Em 2009, com a execução do Projeto em pleno andamento, promoveu-se o I Seminário Internacional Integrador Brasil – Cabo Verde – Degradação Ambiental em Regiões Semi-áridas. Buscou-se, essencialmente, identifica novas adequações de convivência do homem com ambientes degradados. Visava-se também interagir e trocar experiências capazes de gerar novos conhecimentos científicos e tecnológicos. Refletia-se na busca de um conceito ampliado de desenvolvimento sustentável. Vislumbrava-se atender às peculiaridades de Cabo Verde onde há evidentes similaridades com o semiárido nordestino. Assim é que, além das vulnerabilidades impostas pelo semiárido, os solos estão degradados – às vezes irreversivelmente – e os recursos hídricos tendem para evidente escassez. A biodiversidade, por outro lado, tem sofrido marcas muito fortes das ações predatórias do homem. Em última análise, perseguia-se a proteção dos sistemas ambientais fragilizados e a inclusão de questões pertinentes à pobreza, má estruturação do ordenamento territorial e deficiências infraestruturais. O evento foi divulgado através de 3 cadeias de televisão: RTP, TCV e TV RECORD.

Nesse evento contou-se com a participação de 4 (quatro) professores, membro desse Programa de pós-Graduação. Essa parceria gerou vários artigos científicos e no livro denominado “Cabo Verde: Análise sócio-ambiental e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável em Áreas Degradadas”.

A profa. Vládia Pinto Vidal de Oliveira, manteve o contínuo intercâmbio em diversas atividades em Cabo Verde. A docente, em 2011 fez parte da Delegação Cearense da Cultura na Feira do Livro do Ceará em Cabo Verde "A terra da lua na claridade", como parte da Feira Mundial da Palavra. Participou ainda de Comissão com universidade carboverdiana, trocando experiências e contribuindo para desenvolver estratégias de intercâmbios sustentáveis entre as nações.

Em 2014, houve um forte enriquecimento do intercâmbio entre as instituições universitária dos dois países, através do Programa Internacional de Apoio à Pesquisa e ao Ensino por Meio da Mobilidade Docente e Discente Internacional (CAPES/AULP), sob a coordenação da Profa. Vládia P. V. de Oliveira. Tratava­-se da implementação de um Curso de Mestrado em Desenvolvimento e Ambiente em parceria entre a Universidade de Cabo Verde (UniCV) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) que objetivou a formação interdisciplinar de recursos humanos de alto nível, fundamentada em valores e princípios do desenvolvimento sustentável. Visava-se capacitar recursos humanos nas práticas do desenvolvimento e ambiente, fundamentadas nas dimensões da sustentabilidade ambiental, socioeconômica, político institucional e científico ­tecnológica. Ao tratar-­se de mobilidade no âmbito da graduação e pós-­graduação permitiu-se uma interação entre a teoria e prática da pesquisa, envolvendo vários níveis de formação (doutorado, mestrado e graduação) no campo de estudos orientados para a análise da dinâmica das paisagens, além da capacitação técnica de profissionais através de Programas de Pós­Graduação e graduação ligados as Instituições. Justificou-se, nestes termos, o oferecimento de disciplinas pelos professores: i. Elisa Zanella, oferecendo disciplina sob o tema Riscos e Vulnerabilidade socioambiental urbana, inserida na Disciplina TÓPICOS ESPECIAIS - carga horária de 75 h/a.; ii. Jader Santos, com disciplinas Geoprocessamento Aplicado à Análise Ambiental (75 h/a); e parte da disciplina Sociedade e Natureza (20 h/a). Ambos desenvolveram durante sua estada em Cabo Verde atividades de orientação na pós­graduação. Também foram ofertadas disciplinas ministradas pela coordenação do projeto como Metodologia de Pesquisa Interdisciplinar e Análise Geoambiental (37h/h) e Processos de Degradação/ Desertificação (37/h), ambas com parceria com professores de Cabo Verde.

No trato da pesquisa, as missões foram contempladas com bolsas de pós-doutoramento (destinada a professores) e bolsas de graduação sanduíche, tanto para os brasileiros com estrangeiros de Cabo Verde. Também se contemplou com bolsa de mestrado sanduíche, somente para estrangeiro. Em 2015, dois professores permanentes do Programa fizeram estágio pós-­doutoral na Universidade do Cabo Verde, nas áreas de Geoprocessamento e Climatologia e Recursos Hídricos. A Professora Elisa Zanella desenvolveu atividade sobre a Percepção dos Riscos de Inundações. A pesquisa foi realizada a partir de trabalho de campo, com aplicação de questionários em Cidade Velha, distante 15 km da Cidade de Praia. O Professor Jader Santos desenvolveu as atividades com o objetivo de contribuir para a construção e difusão de investigação das fragilidades e riscos socioambientais na cidade da Praia, Ilha de Santiago, capital do arquipélago. Resultaram metodologias e procedimentos que subsidiaram a elaboração de metodologia de análise de riscos para ambientes insulares, bem como a produção de material científico a ser veiculado em periódicos qualificados e em coletâneas que irão revelar as características do território investigado. Procedeu-se o estágio de doutoranda Maria Losângela Martins de Sousa, tendo obtido significativa importância, pois resultou, como marco principal, a elaboração de parte da Tese de Doutorado intitulada: DINÂMICA DAS PAISAGENS SEMIÁRIDAS E ÍNDICES DE DESERTIFICAÇÃO NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DO RIACHO FEITICEIRO, CEARÁ/BRASIL E DA RIBEIRA GRANDE, ILHA DE SANTIAGO/CABO VERDE, orientada pela professora Dra. Vládia Pinto Vidal de Oliveira (UFC) e Co-orientada pela professora Dra Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória (UniCV).

As missões dos graduandos sanduíche, realizadas em 2015, tiveram um resultado além do esperado, pois o desenvolvimento do projeto culminou na elaboração do trabalho de Conclusão de bacharel em Geografia da Universidade Federal do Ceará do bolsista Hudson Silva Rocha A monografia intitulada GEOFORMAS E POTENCIAL GEOTURÍSTICO DE SANTIAGO – CABO VERDE, foi defendida em 2016 e tendo como banca examinadora a Profª Drª Vládia Pinto Vidal de Oliveira (orientadora) e os Profs. Drs. Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória e José Manuel da Veiga Pereira, ambos da Universidade de Cabo Verde, aproveitando a mobilidade de ambos em suas missões de Pós-doutorado (PD) no âmbito do Programa. Quanto à graduanda em geografia Bruna da Silva Lima, sob a orientação do prof. Jader Santos, participou de reuniões a nível governamental, sobre questões ligadas a temática de estudo, na sessão de reflexão: “Utilização das águas residuais tratadas na agricultura” Cabo Verde, temática que contribuirá para elaboração de sua pesquisa.

De igual importância, os graduandos de cabo Verde ao Brasil obtiveram um aproveitamento e impacto bastante positivo. Pode-se afirmar que os graduandos Adilson Pina Gonçalves, Alveno João Brito Dias de Barros e o mestrando Ailton Emílio Lopes Varela tiveram incremento positivo de conhecimentos, principalmente no âmbito das questões envolvidas em seus respectivos projetos. Realizaram intenso levantamento bibliográfico, participando de cursos de graduação (graduandos) e mestrados (mestrando) e seminários e tiveram oportunidades de pesquisas de campo nos seguintes municípios: Jaguaribara, Aracati, Tauá (um dos núcleos de desertificação) e Fortaleza.

Na formação de doutores, o professor da Universidade de Cabo Verde, prof. José Maria Monteiro Semedo fez o seu estágio doutorado sanduíche em nosso programa cujas atividades além da dedicação às pesquisas deu ensejo à sua contribuição com algumas aulas no curso de Graduação em Geografia na disciplina de Planejamento Ambiental e orientações aos bolsistas do laboratório LAPED (Laboratório de Pedologia, análise Ambiental e Desertificação). No mesmo ano ocorreu o estágio do prof. o prof.Antônio Jandir Pina Gomes de Cabo Verde Missão de modalidade Pós-doutorado sanduíche que teve seu estágio com envolvimento nos laboratórios Nutrição de Alimentos (Centro de Ciências Agrária /UFC), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, onde acompanhou a produção de leite caprino e no Departamento de Geografia com as questões da agrária.

No ano de 2015, o Departamento de Geografia recebeu em missões do Programa na Modalidade Mestrando Sanduíche o estudante Ailton Emílio Lopes Varela que dentre várias atividades junto ao Programa de Geografia e Prodema, obteve certificado no Treinamento Portal de Periódico da CAPES, promovido pela Biblioteca de Ciências e Tecnologia e a Comissão de Educação de Usuários da Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará.

Em 2015, dando continuidade a esta parceria, A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Profa. Dra. Judice do Nascimento, fez uma visita ao Programa de Pós-­Graduação, juntamente com professor catedrático da Universidade de Coimbra, Prof. Dr. Lucio Cunha, proferindo palestras e fazendo reuniões reservadas junto à coordenação do curso e aos laboratórios. Na visita ao Reitor da UFC, a Reitora Judite de Encarnação Medina do Nascimento teve a oportunidade de discutir vários aspectos inerentes as relações internacionais e momento em que foi explanado sobre a dinâmica do curso implementado em Cabo Verde e no interesse do estreitamento das relações entre as duas universidades.

No que diz respeito ao ano de 2016, ocorreram as missões dos bolsistas estrangeiros (Cabo Verde) na modalidade de graduação sanduíche com os estudantes Domingos Semedo da Silva, Edson Valdique Monteiro Semedo, e na modalidade de mestrado, o estudante Gilson Semedo. Os estudantes participaram dos estudos dirigidos pelos monitores da disciplina de pedologia. A participação se deu de forma assídua, desempenhando de forma condizente as tarefas que lhes foram designadas como as atividades Laboratoriais do Departamento de Geografia, com práticas relativas à disciplina de pedologia como os estudos morfológicos dos solos e relativo ao turismo. Tiveram práticas de campo que proporcionaram aprendizado dos sistemas ambientais de paisagens interioranas, serranas e litorâneas do Estado do Ceará. As atividades contribuíram na troca de experiências com estudantes e professores brasileiros do departamento de geografia, engenharia agrária e de Cabo Verde que lá estudavam. O bolsista de mestrado pode ter aulas no curso da pós-graduação da geografia e do PRODEMA. Todos participaram de debates sobre estrutura de projetos, bem como de seminários temáticos.

Destaca-se, também as missões dos professores da Universidade de Cabo Verde na modalidade de bolsa pós-doutorado da bolsistas profa. Sónia Silva Victória que realizou sua missão, contribuindo em distintas atividades acadêmicas. Participou em 03 (três) bancas examinadoras - 1 (uma) de bacharelado do graduando Hudson Silva Rocha na monografia intitulada “ Geoformas e Potencial Geoturístico de Santiago (Cabo Verde)”; 1 (uma) de doutorado da geógrafa, Maria Losângela Martins de Sousa no projeto de Tese “Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Índices de Desertificação nas Bacias Hidrográficas do Rio Figueiredo, Ceará/Brasil e da Ribeira Grande, Santiago /Cabo Verde”e; 1 (uma) da Banca de Tese do Doutorando Leonardo Schramm Feitosa na tese intitulada “Manejo da mata ciliar e eutrofização de reservatórios do semiárido nordestino. Durante sua missão participou também de diversas reuniões e visitações dos laboratórios da UFC. Colaborou na organização do evento “V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial” do Departamento de Geografia, sendo realizado o evento somente no mês de junho de 2016. Destaca-se também a prática de campo na Serra de Aratanha, litoral de Fortaleza, Pacatuba, Guaiúba, Redenção. A prática de campo foi realizada em vários momentos, tendo sido possível observar as ocorrências geológicas, o modelado da paisagem, os tipos de solos e da cobertura vegetal, aspectos da degradação e dos os recursos hídricos. Também, se observou os aspectos culturais e histórico dos Municípios visitados. Uma forma de difusão e transparência resulta na produção dos artigos científicos e no livro Observatório de Estudos Ambientais: Vulnerabilidade e Riscos Ambientais, junto com os professores da UFC. A professora participa da co-orientação de tese da doutorando Maria Losângela Martins de Sousa.

A missão do bolsista sanduíche de pós-doutorado, prof. Dr José Manuel Veiga Pereira é mais uma constatação comprovada do fortalecimento institucional e do bom desempenho de cooperação bilateral e parceria entre a Universidade de Cabo Verde e a Universidade Federal do Ceará. Percebe-se pelas resultados relatados a seguir: Participação por parte do prof. Dr. José Manuel V. Pereira em 3 (três) bancas examinadoras: 1. Tese de Doutorado da doutoranda Magda Helena Maia com tese intitulada "Cartografia Cognitiva sobre as Secas no Sertão Semiárido sob a Óptica da Complexidade de Magda Helena Maia. - 1 (uma) de bacharelado do graduando Hudson Silva Rocha na monografia intitulada “ Geoformas e Potencial Geoturístico de Santiago (Cabo Verde)”; 1 (uma) em Exame de Qualificação da doutoranda e geógrafa, Maria Losângela Martins de Sousa no projeto de tese “Dinâmica das Paisagens Semiáridas e Índices de Desertificação nas Bacias Hidrográficas do Rio Figueiredo, Ceará/Brasil e da Ribeira Grande, Santiago /Cabo Verde” . As visitas realizadas e o trabalho de campo foram realizados conjuntamente com a professora Sónia Silva Victória e os alunos de graduação e mestrado.

Há que destacar também que no ano de 2016, dando continuidade do Programa de Mobilidade Internacional CAPES/AULP foi selecionado 1 (um ) doutorando do Programa de Pós-Graduação da Geografia para desenvolver estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Cabo Verde. A pesquisa é intitulada por "ORDENAMENTO TERRITORIAL EM BACIAS HIDROGRÁFICAS E SÍTIOS URBANOS: uma aproximação para cidades no Brasil e em Cabo Verde" e terá como supervisor em Cabo Verde o professor Dr. José Manuel da Veiga Pereira.

Há que destacar que o desenvolvimento do intercâmbio e das pesquisas com o país africano foi ainda mais fortalecido com o recente curso inaugurado em 2015, na Universidade de Cabo Verde com a participação da profa. Vládia P. V de Oliveira no Curso de Doutorado em Gestão e Política Ambiental na Universidade de Cabo Verde. O curso foi criado pela Rede de Estudos Ambientais em Países de Língua Portuguesa (REALP), envolvendo várias IES do Brasil, Cabo Verde, Portugal e África cuja a docente é um dos membros da Rede. Em março a docente ministrou parte da disciplina Metodologia da Interdisciplinaridade, em parceria com o Professor de Portugal Luis Oosterbeek. Em julho, foi ministrado o modulo sobre a temática da Desertificação.

No domínio do incentivo ao desenvolvimento de pesquisas Programa de Pós-Graduação em Geografia – Cabo Verde, convém destacar estudos de mestrado e doutorado orientados pela Profa. Vladia Oliveira, conforme o quadro abaixo:

Sentido: Exterior – Brasil

Modalidade da Missão*

Estudante

Duração

(mm/aa a mm/aa)

1º ANO

GS

Adilson Pina Gonçalves

02/15 a 04/15

MS

Ailton Emílio Lopes Varela

02/15 a 04/15

GS

Alveno João Brito Dias de Barros

02/15 a 04/15

PD

António Jandir Pina Gomes

 

02/15 a 03/15

DS

José Maria Monteiro Semedo

02/15 a 04/15

2º ANO

GS

Domingos Semedo da Silva

 

02/16 a 04/16

GS

Edson Valdick Monteiro Semedo

 

02/ 16 a 03/16

 

MS

Gilson Manuel Lopes Semedo

 

02/16 a 04/16

 

PD

José Manuel da Veiga Pereira

02/16 a 03/16

PD

Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória

02/16 a 03/16

 

No concernente à publicação, em 2012 foi publicado o Livro "Cabo Verde: estratégias para o desenvolviemtno Sustentável", organizado pela Profa. Vladia Oliveira e a contar com resultados das pesquisas desenvolvidas à época, conforme o quadro abaixo:

Produções Científicas Conjuntas

Título do Trabalho

Periódico

Autor (es)

A conservação da vegetação da bacia hidrográfica da Ribeira Grande - Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Cadernos de Agroecologia,V10, 2015

Sousa, M.L.M Oliveira, V.P.V.;Cabral, R. N;.Sousa, A.C.O.

 

 

 

Análise comparativa de indicadores geobiofísicos da desertificação e da dinâmica das paisagens nas microbacias hidrográficas de Ribeira Grande (Santiago, Cabo Verde) e do baixo Banabuiú/Jaguaribe (Ceará, Brasil),. 

ANAIS do XXXIII Encontro de Iniciação Científica da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza: 2014.

 

 

Machado, R. M.; Rocha, H.S.; Oliveira, V.P.V

 

 

 

 

Geoturism in volcanic environments: potentiality of the Chã das Caldeiras - Fogo Island, Cape Verde. :

1st Conference of the 2014-15 Fogo Eruption, Praia – Cabo Verde, 2015.) No prelo

 Rocha, H. S.; Oliveira, V. P. V. ; Victória, S. M. D. M. S. ; Pereira, J. M. V.

A conservação da vegetação da bacia hidrográfica da Ribeira Grande – Ilha de Santiago, Cabo Verde.

Cadernos de agroecologia-ISSN 2236-7934

Souza, M. L. M.; Oliveira, V.P.V de Cabral M, R., Sousa, A.K. de O.

Caracterização de Geossítios com Potencial Geotorístico nas Ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Sal – Cabo Verde – África.

Revista Geosul (ISSN- 2177-5230)  no prelo

Pereira, J.M. V; Victória S. M. D.M. Silva: Zanella, M.E.

Degradação dos Solos da Bacia Hidrográfica da Ribeira Grande de Santiago, Cabo Verde.

Publicações do XVII Encontro da Rede Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa, (no Prelo)

Sousa, M.L.M Oliveira & Oliveira, V.P.V de.

O doutorando Luis Ricardo Fernandes da Costa sairá em setembro de 2016 para realizar o seu doutorado-sanduíche na Universidade de Cabo Verde, de forma a desenvolver atividades relacionadas a problemática da desertificação e estudos socioambientais em sítios urbanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sentido: Exterior – Brasil

Modalidade da Missão*

Estudante

Duração

(mm/aa a mm/aa)

1º ANO

GS

Adilson Pina Gonçalves

02/15 a 04/15

MS

Ailton Emílio Lopes Varela

02/15 a 04/15

GS

Alveno João Brito Dias de Barros

02/15 a 04/15

PD

António Jandir Pina Gomes

 

02/15 a 03/15

DS

José Maria Monteiro Semedo

02/15 a 04/15

2º ANO

GS

Domingos Semedo da Silva

 

02/16 a 04/16

GS

Edson Valdick Monteiro Semedo

 

02/ 16 a 03/16

 

MS

Gilson Manuel Lopes Semedo

 

02/16 a 04/16

 

PD

José Manuel da Veiga Pereira

02/16 a 03/16

PD

Sónia Maria Duarte Melo Silva Victória

02/16 a 03/16