O Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC foi implantado em 2004, com o curso de Mestrado Acadêmico, teve o Doutorado aprovado em 2008 e, atualmente, conta com mais de cem discentes, sendo que 70% compõem o Doutorado. Consolidou-se, após sua terceira avaliação CAPES, com NOTA 5, no triênio 2011- 2013, e avança no desafio de ampliar seu alcance nacional e internacional. Este avanço revelou-se na avaliação CAPES 2013 - 2016 quando o programa obteve nota 6 junto à CAPES, o que revelou o fortalecimento de seu corpo docente altamente qualificado, a estabilidade das parcerias internacionais nas pesquisas, inclusive com financiamentos internacionais, e na qualidade do ensino e da produção científica de nosso corpo discente, foco principal de todos os esforços de aperfeiçoamento e planejamento institucional.


O quadro de docentes envolve 20 professores permanentes e 1 colaborador, dos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Ambientais e Oceanografia da Universidade Federal do Ceará, sendo 7 Bolsistas Produtividade (Pq-CNPq), e 3 professores visitantes, sendo 2 da Texas A&M University (College Station, Texas/ Estados Unidos) e 1 do El Colegio de la Frontera Sur (San Cristóbal de Las Casas, Chiapas/ México).


Nosso quadro de docentes ministra disciplinas, desenvolve pesquisas e ações de extensão na Área de Concentração "Dinâmica Ambiental e Territorial", que possui duas linhas de pesquisa: "Estudo Socioambiental da Zona Costeira" e "Natureza, Campo e Cidade no Semi-árido". Como professores e pesquisadores contribuímos no aprimoramento da produção científica geográfica contemporânea e na formação de profissionais de excelência.


Atualmente, nos termos constantes no Relatório de Avaliação do Triênio 2011/2013, contamos com uma das mais significativas produções da área da Geografia no Brasil e nos dedicamos à formação de mais de cem alunos de pós-graduação, incluindo 13 discentes do Convênio DINTER (Doutorado Interinstitucional) da CAPES com as Universidades Estadual (UERR) e Federal (UFRR) de Roraima; bem como supervisionamos mais de uma dezena de pesquisadores em nível de Pós-Doutorado.


Realizamos em maio de 2015, 33º Congresso da Conferência Latino Americana de Geógrafos (CLAG) e, em setembro, o XIV Simpósio de Geografia Urbana; fortalecendo a representatividade do Programa diante das comunidades acadêmicas, em nível nacional e internacional.


Iniciamos, em 2015, dois projetos em escala internacional, a Escola de Altos Estudos (CAPES), com o curso “Os Sistemas Marinho-Costeiros frente às Mudanças Globais”, cuja coordenação é do Prof. Jeovah Meireles, que conta com a participação do Prof. Dr. Sergio Rossi, pesquisador senior do Institut de Ciencia i Tecnologia Ambientals (ICTA) da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB); e o projeto Professor Visitante Especial (PVE/ Capes), cujo título é “Impactos da Energia Eólica no Litoral do Nordeste: perspectivas para a construção de uma visão integrada da produção de enegia 'limpa' no Brasil”, sob a coordenação da Profa. Adryane Gorayeb, em parceria com o Prof. PhD Christian Brannstrom da Texas A&M University.


Em 2016, tivemos a aprovação com financiamento externo (National Science Foundation/ EUA e Fulbright EUA/ CAPES) do projeto “Urban Water Provisioning and Household Water Security in Northeast Brazil”, sob a coordenação geral da Profa. PhD Wendy Jepson da Texas A&M University e a coordenação local da Profa. Adryane Gorayeb.


Cumprimos, assim, um papel decisivo na qualificação e no debate das questões naturais e humanas do Nordeste e do Brasil, fundamentais à busca da sustentabilidade social e ambiental de nosso país.